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1ano III bimestre 15
Atenção:
as questões com um ( E ) na frente estão erradas. As demais são corretas.
1. (Uem 2014) “Não me iludo
Tudo
permanecerá do jeito que tem sido
Transcorrendo
Transformando
(...)
Tempo rei,
ó, tempo rei, ó, tempo rei
Transformai
as velhas formas do viver
Ensinai-me,
ó, pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora
do Perpétuo, socorrei”
(GIL MOREIRA, G. “Tempo rei”. In: LP Raça humana.
WEA/EMI: Odeon, 1984.)
Considerando
o trecho da letra musical acima e a relevância da noção de tempo para as
ciências humanas, assinale o que for correto.
01) A percepção do tempo pode variar de acordo com cada
sociedade ou período histórico, pois os valores culturais influenciam seu
significado.
E02) O tempo não é uma dimensão humana, mas natural,
pois o tempo pertence ao mundo físico e não ao mundo social ou cultural.
04) O calendário cristão, elaborado durante a Idade
Média, possibilitou que diferentes sociedades no mundo ocidental utilizassem o
mesmo padrão de contagem do tempo.
08) O processo de globalização permite a coexistência
de manifestações culturais cujo referencial temporal remete a épocas e a
contextos distintos.
16) Os significados do
tempo não são imutáveis, pois o passado é o resultado de uma interpretação que
se faz a partir do presente.
2. (Uem 2013) “Há já algum tempo
dei-me conta de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões
por verdadeiras e de que aquilo que depois eu fundei sobre princípios tão mal
assegurados devia ser apenas muito duvidoso e incerto; de modo que era preciso
tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões que
recebera até então em minha crença e começar tudo novamente desde os
fundamentos, se eu quisesse estabelecer alguma coisa de firme e de constante
nas ciências.”
(DESCARTES, R. Meditações sobre a filosofia
primeira. In: MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos.
Curitiba: SEED, 2009, p. 153).
A partir do
texto citado, assinale o que for correto.
E01) A verdadeira ciência ou conhecimento verdadeiro
deve refutar toda e qualquer crença ou religião.
02) O início do processo filosófico de descoberta da
verdade começa com a instauração da dúvida.
04) O espírito de investigação filosófica busca
alicerces firmes, que não foram dados pelo modo como se adquiria o conhecimento
até então.
E08) A dúvida sobre o conhecimento que se tem decorre
das opiniões e dos saberes mal apreendidos na escola.
16) Os alicerces firmes do conhecimento devem estar
além das opiniões das autoridades acadêmicas.
3. (Uem 2013) “É de grande
utilidade para o marinheiro saber a extensão de sua linha, embora não possa com
ela sondar toda a profundidade do oceano. É conveniente que saiba que era
suficientemente longa para alcançar o fundo dos lugares necessários para
orientar sua viagem, e preveni-lo de esbarrar contra escolhos que podem
destruí-lo. Não nos diz respeito conhecer todas as coisas, mas apenas aquelas
que se referem à nossa conduta.”
(LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano.
In: CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia: ensino médio. 4.ª ed. São
Paulo: Ática, 2011. p. 251).
Com base
nessa citação em que John Locke considera os conhecimentos do marinheiro, é correto
afirmar que
E01) o entendimento humano é ilimitado.
02) a profundidade do oceano é maior do que o
instrumento de medida do marinheiro.
04) a medida da linha não precisa ser maior do que o
necessário para orientar a correta navegação do barco.
E08) a linha está orientada apenas em função da pesca.
E16) a experiência empírica não é válida.
4. (Uem 2013) “Pois como se
supõe que as faculdades da mente são naturalmente iguais em todos os indivíduos
– e se assim não fosse, nada poderia ser mais infrutífero que argumentarmos ou
debatermos uns com os outros –, seria impossível, se as pessoas associassem as
mesmas ideias a seus termos, que pudessem durante tanto tempo formar diferentes
opiniões sobre o mesmo assunto, especialmente quando comunicam suas opiniões, e
cada uma das partes volta-se para todos os lados em busca de argumentos que
possam dar-lhes a vitória sobre seus antagonistas. É verdade que, se os homens
tentam discutir questões que estão inteiramente fora do alcance das faculdades
humanas, tais como as que concernem à origem dos mundos, ou à organização do
sistema intelectual ou da região dos espíritos, eles podem ficar longo tempo
golpeando o vazio em suas infrutíferas contendas, sem nunca chegar a qualquer
conclusão determinada. Mas se a questão diz respeito a algum assunto da vida e
da experiência cotidiana, julgaríamos que nada poderia preservar a disputa
indecidida por tanto tempo [...]”
(HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento
humano. In: MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba:
SEED, 2009, p. 377).
A partir do
trecho citado, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s).
E01) Tendo em vista que as faculdades da mente são
iguais, os pensamentos produzidos a partir das mesmas impressões sensíveis são
também iguais.
02) As controvérsias existem pelo fato de as opiniões
serem associações diversas de mesmas ideias a termos diferentes.
04) Disputas que nascem da experiência cotidiana têm
sua resolução mais rápida, pois não incorrem na confusão das ideias.
08) O campo da experiência está ao alcance das
faculdades humanas, visto que fornece um fundamento empírico para as ideias.
E16) Nas contendas intelectuais, vale utilizar-se de
toda e de qualquer opinião para obter a vitória.
5. (Uem 2013) “O pragmatismo
opõe-se ao intelectualismo e a todas as formas de pensamento da totalidade,
buscando dar atenção aos fatos observáveis e às suas consequências. É um método
de esclarecimento das diferenças significativas entre ideias, que se assenta na
antecipação das consequências futuras que essas ideias possam ter.”
(ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Temas de
filosofia. 3ª. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005, p. 118)
Com base no
excerto citado e nos seus conhecimentos sobre o pragmatismo, assinale o que for
correto.
01) Segundo o pragmatismo, o concretamente
experienciável é indispensável para julgar a pertinência das ideias.
E02) O pragmatismo requer o conhecimento de verdades
inatas.
04) Princípios da teoria evolucionista, que considera a
continuidade de um ser vivo ligada à capacidade de adaptação ao mundo, estão em
conformidade com o pragmatismo.
08) Ao criticar o intelectualismo, o pragmatismo
pretende liberar a metafísica de conceitos vagos e dar lugar a uma filosofia
purificada, científica e realista.
16) Segundo o pragmatismo, o significado de uma ideia
não é dado por si mesmo, mas em seu valor de uso e nas suas consequências.
6. (Uem 2013) Para o filósofo
Karl Popper (1902-1994), “Um cientista, seja teórico ou experimental, formula
enunciados ou sistemas de enunciados e verifica-os um a um. No campo das
ciências empíricas, para particularizar, ele formula hipótese ou sistemas de
teorias e submete-os a teste, confrontando-os com a experiência, através de
recursos de observação e experimentação. A tarefa da lógica da pesquisa
científica, ou da lógica do conhecimento, é, segundo penso, proporcionar uma
análise lógica desse procedimento, ou seja, analisar o método das ciências
empíricas” (POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Ed.
Cultrix, 1972, p. 27). A partir do trecho citado, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
E01) Observação e experimentação são procedimentos
científicos teóricos.
02) O cientista experimental deve comprovar suas
teorias confrontando-as com a experiência.
04) As hipóteses teóricas devem ser submetidas a teste
para serem corroboradas.
08) A comprovação científica de uma hipótese não se faz
tão somente pela análise lógica dos procedimentos.
16) A lógica do conhecimento dedica-se à análise dos
sistemas de enunciados científicos.
7. (Uem 2013) “Ao criticar o
mito e exaltar a ciência, contraditoriamente o positivismo fez nascer o mito
do cientificismo, ou seja, a crença cega na ciência como única forma de
saber possível. Desse modo, o positivismo mostra-se reducionista, já que, bem
sabemos, a ciência não é a única interpretação válida do real. De fato, existem
outros modos de compreensão, como o senso comum, a filosofia, a arte, a
religião, e nenhuma delas exclui o fato de o mito estar na raiz da
inteligibilidade. A função fabuladora persiste não só nos contos populares, no
folclore, mas também na vida diária, quando proferimos certas palavras ricas de
ressonâncias míticas – casa, lar, amor, pai, mãe, paz, liberdade, morte – cuja
definição objetiva não esgota os significados que ultrapassam os limites da
própria subjetividade.”
(ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando:
introdução à filosofia. 4ª. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2009, p. 32)
A partir do
trecho citado, assinale o que for correto.
E01) Ao contrário da ciência, o senso comum, a religião
e a filosofia refletem uma imagem incompleta e precária do real.
E02) O mito do cientificismo é a aplicação do rigor
formal do método científico à dança, à música e a diversas outras formas de
expressão popular.
E04) O positivismo utiliza o inconsciente e o mito como
forma de expressão do mundo.
08) Explicações de caráter mítico, apesar de
pertencerem ao período antigo, sobrevivem na modernidade.
16) A função fabuladora recupera aspectos do mito que
se distinguem da razão e do método científico.
8. (Uem 2012) Afirma o filósofo
Epicuro (séc. III a.C.), conhecido pela defesa de uma filosofia hedonista:
“(...) o prazer é o começo e o fim da vida feliz. É ele que reconhecemos
como o bem primitivo e natural e é a partir dele que se determinam toda escolha
e toda recusa e é a ele que retornamos sempre, medindo todos os bens pelo cânon
do sentimento. Exatamente porque o prazer é o bem primitivo e natural, não
escolhemos todo e qualquer prazer; podemos mesmo deixar de lado muitos prazeres
quando é maior o incômodo que os segue.”
(EPICURO, A vida feliz. In: ARANHA, M. L.; MARTINS,
M. P. Temas de filosofia. 3.ª ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005, p.
228.)
Considerando
os conceitos de Epicuro, é correto afirmar
que
E01) estudar todo dia não é bom porque a falta de prazer
anula todo conhecimento adquirido.
E02) todas as escolhas são prazerosas porque
naturalmente os seres humanos rejeitam toda dor.
04) comer uma refeição nutritiva e saborosa em demasia
é ruim porque as consequências são danosas ao bem-estar do corpo.
E08) a beleza corporal é uma finalidade da vida humana
porque o prazer de ser admirado é a maior felicidade para o ser humano.
16) o prazer não é necessariamente felicidade porque
ele pode gerar o seu contrário, a dor.
9. (Uem 2010) A amizade, chamada
de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de
Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por
atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe,
porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base
nessa afirmação, assinale o que for correto.
E01) A Filosofia epicurista, conhecida também como a
Filosofia do jardim, desprezava a amizade, pois acreditava que os homens se
corrompem mutuamente, e a virtude só pode ser encontrada se cada indivíduo
viver isoladamente.
02) Aristóteles afirma que duas pessoas más podem ser
amigas por prazer ou interesse, porém, pelo que são em si mesmas, somente
pessoas boas podem cultivar a amizade.
04) No cristianismo, a importância da amizade como
fenômeno humano primário declina na literatura filosófica. O conceito mais
amplo passa a ser o de caritas, conforme definido por Santo Agostinho,
isto é, o amor pelo meu semelhante em Deus.
08) Para Aristóteles, a amizade tem uma função
política, já que mantém as cidades unidas, enquanto que, para Epicuro, a
amizade e a política não possuem nenhuma compatibilidade.
E16) No existencialismo de Jean-Paul Sartre, a amizade
consiste no ser-para-outro, momento em que ela deixa de existir como ser-para-mim
e estabelece com,os homens o principal objetivo da vida, a solidariedade.
10. (Uem 2010) Para Aranha e
Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos
apropriar intelectualmente dos objetos”.
(ARANHA, M. L. de A; MARTINS, M. H. P. Filosofando:
introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52).
Com base
nessa afirmação, assinale o que for correto.
01) Com o passar dos tempos, o que se entende por
conhecimento assumiu diversas definições, dependendo da maneira pela qual os
filósofos explicam o modo como se dá o nosso contato com as coisas.
02) Chama-se de intuição o conhecimento imediato, isto
é, o pensamento por insight ou visão súbita, que aparece ao espírito sem
intermediários.
E04) Chama-se de conhecimento discursivo aquele que é
produzido sem conceitos, isto é, ideias, predicados e juízos que dispensam a
construção lógica da linguagem.
08) Na história da Filosofia, autores, como Henri
Bergson, Wilhelm Dilthey e Edmund Husserl, retomaram a discussão sobre o valor
da intuição no processo do conhecimento.
E16) Para Kant, as intuições sensíveis e as intelectuais
são a mesma coisa, já que nossas faculdades de conhecimento são as mesmas para
qualquer tipo de objeto.
11. (Uem 2009) “(...) há certos
momentos na história da humanidade em que alterações significativas provocam o
que chamamos ruptura de paradigma. Ou seja, os parâmetros que orientam a
compreensão do mundo e de nós mesmos deixam de valer em decorrência do imbricamento
de inúmeros fatores. E, enquanto não se elabora uma nova ‘visão de mundo’,
vive-se um período confuso de indefinição e de perplexidade, decorrente da
crise dos valores até então aceitos.”
(ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M. H. Pires. Temas
de Filosofia. 2.ª ed., São Paulo: Moderna, 1998, p. 46).
Assinale o
que for correto.
01) A modernidade, como o conjunto de ideias e de
valores que norteou o pensamento e a ação humanos desde o final do século
XVIII, é essencialmente caracterizada pelo racionalismo, isto é, uma firme
crença no poder da razão para conhecer e transformar a realidade.
E02) A derrota fragorosa da razão moderna resultou em um
colapso intelectual que deixou sem paradigmas as ciências, a filosofia e as
artes. Por isso, as religiões em franca expansão na atualidade encontram, no
pós-modernismo, uma fonte de inspiração duradoura.
04) Chama-se pós-moderno o modo de pensar que se
delineia a partir da segunda metade do século XX, caracterizado pelo
afastamento e crítica às ideias da modernidade, denunciando como presunçosas e
ilegítimas muitas das pretensões da razão no conhecimento e na prática.
08) O Iluminismo, movimento intelectual ocorrido no
século XVIII, manifesta, de maneira especial, os ideais da modernidade,
fomentando as aspirações de liberdade e progresso harmonizados pela razão
“iluminada”.
16) Os avanços tecnológicos influenciam decisivamente a
visão de mundo no tempo pós-moderno. A automação, a microeletrônica, a
informática alteraram o mundo do trabalho e as relações intersubjetivas. O
mercado requer profissionais versáteis; a sociedade, indivíduos informados,
críticos e solidários.
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