domingo, 13 de setembro de 2015

AVAL. 1º ano III bim 15



Aval 1ano III bimestre 15
Atenção: as questões com um ( E ) na frente estão erradas. As demais são corretas.
1. (Uem 2014)  “Não me iludo
Tudo permanecerá do jeito que tem sido
Transcorrendo
Transformando
(...)
Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó, pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei”
(GIL MOREIRA, G. “Tempo rei”. In: LP Raça humana. WEA/EMI: Odeon, 1984.)
Considerando o trecho da letra musical acima e a relevância da noção de tempo para as ciências humanas, assinale o que for correto.
01) A percepção do tempo pode variar de acordo com cada sociedade ou período histórico, pois os valores culturais influenciam seu significado.   
E02) O tempo não é uma dimensão humana, mas natural, pois o tempo pertence ao mundo físico e não ao mundo social ou cultural.   
04) O calendário cristão, elaborado durante a Idade Média, possibilitou que diferentes sociedades no mundo ocidental utilizassem o mesmo padrão de contagem do tempo.   
08) O processo de globalização permite a coexistência de manifestações culturais cujo referencial temporal remete a épocas e a contextos distintos.   
16) Os significados do tempo não são imutáveis, pois o passado é o resultado de uma interpretação que se faz a partir do presente.

2. (Uem 2013)  “Há já algum tempo dei-me conta de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões por verdadeiras e de que aquilo que depois eu fundei sobre princípios tão mal assegurados devia ser apenas muito duvidoso e incerto; de modo que era preciso tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões que recebera até então em minha crença e começar tudo novamente desde os fundamentos, se eu quisesse estabelecer alguma coisa de firme e de constante nas ciências.”
(DESCARTES, R. Meditações sobre a filosofia primeira. In: MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 153).
A partir do texto citado, assinale o que for correto.
E01) A verdadeira ciência ou conhecimento verdadeiro deve refutar toda e qualquer crença ou religião.   
02) O início do processo filosófico de descoberta da verdade começa com a instauração da dúvida.   
04) O espírito de investigação filosófica busca alicerces firmes, que não foram dados pelo modo como se adquiria o conhecimento até então.   
E08) A dúvida sobre o conhecimento que se tem decorre das opiniões e dos saberes mal apreendidos na escola.   
16) Os alicerces firmes do conhecimento devem estar além das opiniões das autoridades acadêmicas.   
  
3. (Uem 2013)  “É de grande utilidade para o marinheiro saber a extensão de sua linha, embora não possa com ela sondar toda a profundidade do oceano. É conveniente que saiba que era suficientemente longa para alcançar o fundo dos lugares necessários para orientar sua viagem, e preveni-lo de esbarrar contra escolhos que podem destruí-lo. Não nos diz respeito conhecer todas as coisas, mas apenas aquelas que se referem à nossa conduta.”
(LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. In: CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia: ensino médio. 4.ª ed. São Paulo: Ática, 2011. p. 251).
Com base nessa citação em que John Locke considera os conhecimentos do marinheiro, é correto afirmar que
E01) o entendimento humano é ilimitado.   
02) a profundidade do oceano é maior do que o instrumento de medida do marinheiro.   
04) a medida da linha não precisa ser maior do que o necessário para orientar a correta navegação do barco.   
E08) a linha está orientada apenas em função da pesca.   
E16) a experiência empírica não é válida.   
  
4. (Uem 2013)  “Pois como se supõe que as faculdades da mente são naturalmente iguais em todos os indivíduos – e se assim não fosse, nada poderia ser mais infrutífero que argumentarmos ou debatermos uns com os outros –, seria impossível, se as pessoas associassem as mesmas ideias a seus termos, que pudessem durante tanto tempo formar diferentes opiniões sobre o mesmo assunto, especialmente quando comunicam suas opiniões, e cada uma das partes volta-se para todos os lados em busca de argumentos que possam dar-lhes a vitória sobre seus antagonistas. É verdade que, se os homens tentam discutir questões que estão inteiramente fora do alcance das faculdades humanas, tais como as que concernem à origem dos mundos, ou à organização do sistema intelectual ou da região dos espíritos, eles podem ficar longo tempo golpeando o vazio em suas infrutíferas contendas, sem nunca chegar a qualquer conclusão determinada. Mas se a questão diz respeito a algum assunto da vida e da experiência cotidiana, julgaríamos que nada poderia preservar a disputa indecidida por tanto tempo [...]”

(HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento humano. In: MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 377).
A partir do trecho citado, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s).
E01) Tendo em vista que as faculdades da mente são iguais, os pensamentos produzidos a partir das mesmas impressões sensíveis são também iguais.   
02) As controvérsias existem pelo fato de as opiniões serem associações diversas de mesmas ideias a termos diferentes.   
04) Disputas que nascem da experiência cotidiana têm sua resolução mais rápida, pois não incorrem na confusão das ideias.   
08) O campo da experiência está ao alcance das faculdades humanas, visto que fornece um fundamento empírico para as ideias.   
E16) Nas contendas intelectuais, vale utilizar-se de toda e de qualquer opinião para obter a vitória.   
  
5. (Uem 2013)  “O pragmatismo opõe-se ao intelectualismo e a todas as formas de pensamento da totalidade, buscando dar atenção aos fatos observáveis e às suas consequências. É um método de esclarecimento das diferenças significativas entre ideias, que se assenta na antecipação das consequências futuras que essas ideias possam ter.”
(ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Temas de filosofia. 3ª. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005, p. 118)
Com base no excerto citado e nos seus conhecimentos sobre o pragmatismo, assinale o que for correto.
01) Segundo o pragmatismo, o concretamente experienciável é indispensável para julgar a pertinência das ideias.   
E02) O pragmatismo requer o conhecimento de verdades inatas.   
04) Princípios da teoria evolucionista, que considera a continuidade de um ser vivo ligada à capacidade de adaptação ao mundo, estão em conformidade com o pragmatismo.   
08) Ao criticar o intelectualismo, o pragmatismo pretende liberar a metafísica de conceitos vagos e dar lugar a uma filosofia purificada, científica e realista.   
16) Segundo o pragmatismo, o significado de uma ideia não é dado por si mesmo, mas em seu valor de uso e nas suas consequências.   
6. (Uem 2013)  Para o filósofo Karl Popper (1902-1994), “Um cientista, seja teórico ou experimental, formula enunciados ou sistemas de enunciados e verifica-os um a um. No campo das ciências empíricas, para particularizar, ele formula hipótese ou sistemas de teorias e submete-os a teste, confrontando-os com a experiência, através de recursos de observação e experimentação. A tarefa da lógica da pesquisa científica, ou da lógica do conhecimento, é, segundo penso, proporcionar uma análise lógica desse procedimento, ou seja, analisar o método das ciências empíricas” (POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Ed. Cultrix, 1972, p. 27). A partir do trecho citado, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
E01) Observação e experimentação são procedimentos científicos teóricos.   
02) O cientista experimental deve comprovar suas teorias confrontando-as com a experiência.   
04) As hipóteses teóricas devem ser submetidas a teste para serem corroboradas.   
08) A comprovação científica de uma hipótese não se faz tão somente pela análise lógica dos procedimentos.   
16) A lógica do conhecimento dedica-se à análise dos sistemas de enunciados científicos.   
  
7. (Uem 2013)  “Ao criticar o mito e exaltar a ciência, contraditoriamente o positivismo fez nascer o mito do cientificismo, ou seja, a crença cega na ciência como única forma de saber possível. Desse modo, o positivismo mostra-se reducionista, já que, bem sabemos, a ciência não é a única interpretação válida do real. De fato, existem outros modos de compreensão, como o senso comum, a filosofia, a arte, a religião, e nenhuma delas exclui o fato de o mito estar na raiz da inteligibilidade. A função fabuladora persiste não só nos contos populares, no folclore, mas também na vida diária, quando proferimos certas palavras ricas de ressonâncias míticas – casa, lar, amor, pai, mãe, paz, liberdade, morte – cuja definição objetiva não esgota os significados que ultrapassam os limites da própria subjetividade.”
(ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 4ª. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2009, p. 32)
A partir do trecho citado, assinale o que for correto.
E01) Ao contrário da ciência, o senso comum, a religião e a filosofia refletem uma imagem incompleta e precária do real.   
E02) O mito do cientificismo é a aplicação do rigor formal do método científico à dança, à música e a diversas outras formas de expressão popular.   
E04) O positivismo utiliza o inconsciente e o mito como forma de expressão do mundo.   
08) Explicações de caráter mítico, apesar de pertencerem ao período antigo, sobrevivem na modernidade.   
16) A função fabuladora recupera aspectos do mito que se distinguem da razão e do método científico.   

8. (Uem 2012)  Afirma o filósofo Epicuro (séc. III a.C.), conhecido pela defesa de uma filosofia hedonista:

“(...) o prazer é o começo e o fim da vida feliz. É ele que reconhecemos como o bem primitivo e natural e é a partir dele que se determinam toda escolha e toda recusa e é a ele que retornamos sempre, medindo todos os bens pelo cânon do sentimento. Exatamente porque o prazer é o bem primitivo e natural, não escolhemos todo e qualquer prazer; podemos mesmo deixar de lado muitos prazeres quando é maior o incômodo que os segue.”
(EPICURO, A vida feliz. In: ARANHA, M. L.; MARTINS, M. P. Temas de filosofia. 3.ª ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005, p. 228.)
Considerando os conceitos de Epicuro, é correto afirmar que
E01) estudar todo dia não é bom porque a falta de prazer anula todo conhecimento adquirido.   
E02) todas as escolhas são prazerosas porque naturalmente os seres humanos rejeitam toda dor.   
04) comer uma refeição nutritiva e saborosa em demasia é ruim porque as consequências são danosas ao bem-estar do corpo.   
E08) a beleza corporal é uma finalidade da vida humana porque o prazer de ser admirado é a maior felicidade para o ser humano.   
16) o prazer não é necessariamente felicidade porque ele pode gerar o seu contrário, a dor.   

9. (Uem 2010)  A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
E01) A Filosofia epicurista, conhecida também como a Filosofia do jardim, desprezava a amizade, pois acreditava que os homens se corrompem mutuamente, e a virtude só pode ser encontrada se cada indivíduo viver isoladamente.   
02) Aristóteles afirma que duas pessoas más podem ser amigas por prazer ou interesse, porém, pelo que são em si mesmas, somente pessoas boas podem cultivar a amizade.   
04) No cristianismo, a importância da amizade como fenômeno humano primário declina na literatura filosófica. O conceito mais amplo passa a ser o de caritas, conforme definido por Santo Agostinho, isto é, o amor pelo meu semelhante em Deus.   
08) Para Aristóteles, a amizade tem uma função política, já que mantém as cidades unidas, enquanto que, para Epicuro, a amizade e a política não possuem nenhuma compatibilidade.   
E16) No existencialismo de Jean-Paul Sartre, a amizade consiste no ser-para-outro, momento em que ela deixa de existir como ser-para-mim e estabelece com,os homens o principal objetivo da vida, a solidariedade.   
  
10. (Uem 2010)  Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”.
(ARANHA, M. L. de A; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52).
Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
01) Com o passar dos tempos, o que se entende por conhecimento assumiu diversas definições, dependendo da maneira pela qual os filósofos explicam o modo como se dá o nosso contato com as coisas.   
02) Chama-se de intuição o conhecimento imediato, isto é, o pensamento por insight ou visão súbita, que aparece ao espírito sem intermediários.   
E04) Chama-se de conhecimento discursivo aquele que é produzido sem conceitos, isto é, ideias, predicados e juízos que dispensam a construção lógica da linguagem.   
08) Na história da Filosofia, autores, como Henri Bergson, Wilhelm Dilthey e Edmund Husserl, retomaram a discussão sobre o valor da intuição no processo do conhecimento.   
E16) Para Kant, as intuições sensíveis e as intelectuais são a mesma coisa, já que nossas faculdades de conhecimento são as mesmas para qualquer tipo de objeto.   
  
11. (Uem 2009)  “(...) há certos momentos na história da humanidade em que alterações significativas provocam o que chamamos ruptura de paradigma. Ou seja, os parâmetros que orientam a compreensão do mundo e de nós mesmos deixam de valer em decorrência do imbricamento de inúmeros fatores. E, enquanto não se elabora uma nova ‘visão de mundo’, vive-se um período confuso de indefinição e de perplexidade, decorrente da crise dos valores até então aceitos.”
(ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M. H. Pires. Temas de Filosofia. 2.ª ed., São Paulo: Moderna, 1998, p. 46).
Assinale o que for correto. 
01) A modernidade, como o conjunto de ideias e de valores que norteou o pensamento e a ação humanos desde o final do século XVIII, é essencialmente caracterizada pelo racionalismo, isto é, uma firme crença no poder da razão para conhecer e transformar a realidade.   
E02) A derrota fragorosa da razão moderna resultou em um colapso intelectual que deixou sem paradigmas as ciências, a filosofia e as artes. Por isso, as religiões em franca expansão na atualidade encontram, no pós-modernismo, uma fonte de inspiração duradoura.   
04) Chama-se pós-moderno o modo de pensar que se delineia a partir da segunda metade do século XX, caracterizado pelo afastamento e crítica às ideias da modernidade, denunciando como presunçosas e ilegítimas muitas das pretensões da razão no conhecimento e na prática.   
08) O Iluminismo, movimento intelectual ocorrido no século XVIII, manifesta, de maneira especial, os ideais da modernidade, fomentando as aspirações de liberdade e progresso harmonizados pela razão “iluminada”.   
16) Os avanços tecnológicos influenciam decisivamente a visão de mundo no tempo pós-moderno. A automação, a microeletrônica, a informática alteraram o mundo do trabalho e as relações intersubjetivas. O mercado requer profissionais versáteis; a sociedade, indivíduos informados, críticos e solidários.   

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