Aval 3º ano III bimestre
Atenção:
as questões com um ( E ) na frente estão erradas. As demais são corretas.
1.
(Uem 2013) Assinale o que for correto.
E01) Como há uma separação clara
entre o que é verdadeiro, portanto campo do juízo científico, e do que é belo,
campo do juízo estético, poucos filósofos se dedicaram à investigação do juízo
do gosto.
02) Walter Benjamin ponderava,
em uma visão otimista da sociedade industrial, que a reprodução técnica da obra
de arte – em livros, nas artes gráficas, na fotografia, no rádio e no cinema –
propiciaria um movimento de democratização da cultura e das artes.
04) Kant, ao investigar os
problemas da subjetividade do juízo do gosto, considerava a beleza como uma
categoria universal da razão e, a partir da discussão sobre a beleza, propunha
ser possível atingir um juízo estético possível de ser compartilhado por todos.
08) Os iluministas consideravam
que era na contemplação desinteressada da obra que se dava o sentimento
estético, porém tal contemplação dependia do refinamento da sensibilidade, que
deveria ser alcançado pela educação.
E16) A arte midiática, que
atinge um número muito maior de indivíduos, proporciona uma maior concordância
de opiniões no que se refere ao juízo do gosto. Tal fato prova que a arte de
massa é mais verdadeira do que as manifestações individualizadas, que propiciam
juízos de valor muito mais particulares.
2.
(Uem 2013) “Ao criticar o mito e
exaltar a ciência, contraditoriamente o positivismo fez nascer o mito do
cientificismo, ou seja, a crença cega na ciência como única forma de saber
possível. Desse modo, o positivismo mostra-se reducionista, já que, bem
sabemos, a ciência não é a única interpretação válida do real. De fato, existem
outros modos de compreensão, como o senso comum, a filosofia, a arte, a
religião, e nenhuma delas exclui o fato de o mito estar na raiz da
inteligibilidade. A função fabuladora persiste não só nos contos populares, no
folclore, mas também na vida diária, quando proferimos certas palavras ricas de
ressonâncias míticas – casa, lar, amor, pai, mãe, paz, liberdade, morte – cuja
definição objetiva não esgota os significados que ultrapassam os limites da
própria subjetividade.”
(ARANHA, M. L.;
MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 4ª. ed. rev. São
Paulo: Moderna, 2009, p. 32)
A partir do trecho citado, assinale o que
for correto.
E01) Ao contrário da ciência, o
senso comum, a religião e a filosofia refletem uma imagem incompleta e precária
do real.
E02) O mito do cientificismo é a
aplicação do rigor formal do método científico à dança, à música e a diversas
outras formas de expressão popular.
E04) O positivismo utiliza o
inconsciente e o mito como forma de expressão do mundo.
08) Explicações de caráter
mítico, apesar de pertencerem ao período antigo, sobrevivem na modernidade.
16) A função fabuladora
recupera aspectos do mito que se distinguem da razão e do método científico.
3.
(Uem 2013) “A obra de arte é o
resultado de uma operação conjunta da natureza e do espírito, que se dá no
artista considerado como “gênio”, isto é, que cria sob o impulso obscuro da
natureza; é o resultado de uma conjunção, ou melhor, de uma coincidência entre
este impulso natural, inconsciente, e a atividade consciente, livre,
voluntária. ‘A atividade livre torna-se involuntária’, e a atividade
espontânea, instintiva, torna-se livre. O artista está acima ou aquém dos
contrários, na origem das coisas, semelhante a Deus. Ligando-se à origem das
coisas, ele consegue decifrar a natureza inteira como um hieróglifo ou como uma
obra cujo segredo conhece.”
(HAAR, M. A
obra de arte. Tradução de Maria Helena Kuhner. 2ª. ed. Rio de Janeiro:
DIFEL, 2007, p. 42-3. Coleção Enfoques – Filosofia)
Sobre o excerto citado, assinale o que for correto.
01) A arte é uma forma de saber
ou um conhecimento que revela a natureza implícita das coisas.
02) O gênio é um conceito
estético utilizado para designar a atividade criadora do artista.
04) Na obra de arte genial,
liberdade do espírito e necessidade da matéria são coincidentes.
08) Como os hieróglifos, as
obras de arte precisam ser interpretadas.
E16) A arte deforma a natureza,
pois o artista, ao contrário de Deus, não é perfeito.
4.
(Uem 2012) “Para os filósofos gregos,
a poesia, a pintura, a escultura e até mesmo a música são artes miméticas, que
têm por essência a imitação”
(NUNES, Benedito.
Introdução à filosofia da arte. 5ª.
ed. São Paulo: Ática, 2010, p.37).
Sobre o estatuto da mímesis, assinale
o que for correto.
01) Para Platão, a pintura e a
escultura não imitam a ideia, a forma essencial, que é a verdadeira realidade,
mas a aparência sensível, defectiva e ilusória, que o conhecimento intelectual
tem por fim corrigir e conceitualizar.
02) Aristóteles acredita que no
homem a tendência imitativa está associada à própria razão, a qual se manifesta
na arte, que é um modo correto e racional de fazer e de produzir.
E04) No teatro, o caráter
mimético da arte expressa-se no uso da máscara, usada pelo herói, visto que
representa sua verdadeira personalidade.
E08) Entre os pré-socráticos,
Heráclito defende o caráter mimético da arte, cuja função é representar a
unidade harmônica da natureza.
16) Para Sócrates, o artista,
particularmente o escultor, quando na obra de arte alcança a beleza, consegue
reproduzir o estado interior, os movimentos da alma do seu modelo.
5.
(Uem 2012) “A Estética,
enquanto reflexão filosófica, busca compreender, num primeiro momento, o que é
beleza, o que é belo. A preocupação com o belo, com a arte e com a
sensibilidade” é própria da reflexão estética. Não se trata de “uma discussão
de preferências, simplesmente com o fim de uniformizar os gostos. Então, ela
não poderá ser normativa, determinando o que deve ser, obrigatoriamente,
apreciado por todos.”
(Filosofia.
Vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 272).
Ainda assim, a tentativa de uma definição do
belo vem acompanhando a História da Arte há muito tempo, sendo correto afirmar que
E01) os padrões clássicos de
beleza, como harmonia, simetria, equilíbrio e proporcionalidade exerceram uma
influência tão acentuada em todos os períodos da História, que só viriam a ser
confrontados nos anos 60 do século XX, com a Pop Art de Andy Warhol.
02) o desenvolvimento da
sociedade industrial e as inovações nas tecnologias de comunicações passaram a
interferir na formação e no redimensionamento dos padrões de beleza. O poder
dos veículos de comunicação de massa buscou uniformizar, cada vez mais, esses
ideais de beleza, direcionando-os para o consumo.
04) Sócrates, já na
antiguidade, lançava mão de um conceito familiar aos tempos modernos, algo como
uma estética funcionalista, ao associar o belo ao útil pois, para ele,
sempre que um objeto cumpria sua função era belo. Desta forma, o filósofo
refletia, em parte, o pensamento artístico grego.
08) na Idade Média, com a
valorização da fé e da espiritualidade trazida pelo cristianismo, o corpo
humano foi associado ao mundo material e aos valores terrenos. Em consequência
disso, passou a ser visto como oposto à busca do divino, tornando-se símbolo do
pecado e contrário ao que se considerava belo.
16) Aristóteles associava o
conceito de belo ao conceito de bom, e, para ele, as artes tinham uma função
moral e social, ao reforçarem os laços da comunidade. Por esse motivo, preferia
a tragédia, pois, nela, a imitação das ações humanas (boas ou más)
reproduziriam um efeito chamado de catarse, ou seja, uma purificação dos
sentimentos ruins a partir da sua visualização na arte.
6.
(Uem 2010) “Sob o nome de estética encontramos
o ramo da filosofia que estuda racionalmente o belo e o sentimento que suscita
nos seres humanos.”
(ARANHA, Maria
L. de Arruda e MARTINS, Maria H. Pires. Filosofando: introdução à
filosofia p.369.)
Sobre os conceitos da filosofia aplicados à
experiência estética, assinale o que for correto.
E01) O processo criador das
artes, no período clássico, é desarmônico e acidentado, sem prender-se ao
estudo da proporção e das leis áureas de composição, simetria e enquadramento.
02) Marcel Duchamp, sob o
pseudônimo de R. Mutt, colocou um mictório como peça de exposição num museu,
atacando, com esse gesto, o conceito de arte clássica.
E04) Merleau-Ponty, em O olho
e o espírito, aproxima-se de Lessing e do tema clássico “ut pictura
poiesis” [como a poesia, a pintura], afirmando que a poesia pinta com as
palavras e a pintura escreve com as cores.
08) Martin Heidegger, depois de
1930, abandona o projeto esboçado em seu livro Ser e tempo e retorna aos
poetas, sobretudo Hölderlin e Rilke, tendo em vista a faculdade nominativa e
ontológica da linguagem.
16) São conceitos fundamentais
da estética de Nietzsche o apolíneo e o dionisíaco, garantindo para a arte
aspectos essenciais da existência, como o irracional e o inconsciente.
7.
(Uem 2013) Considerando seus
conhecimentos sobre os processos de desigualdade social, assinale o que for correto.
01) Martin Luther King é um dos
principais nomes associados aos movimentos de luta por direitos civis nos
Estados Unidos no século XX, representando as ações contra o racismo e contra a
segregação naquele país.
02) O apartheid foi um
sistema de leis que vigorou na África do Sul durante o século XX, estabelecendo
os domínios político, social e econômico da população branca sobre a maioria
negra naquele país. Nelson Mandela, um dos líderes do movimento contra o apartheid,
foi condenado à prisão pelo governo africano nos anos de 1960 e libertado na
década de 1990, após a destituição legal do regime de segregação racial.
E04) Os casos de estupro
coletivo ocorridos na Índia, os quais vêm sendo constantemente anunciados pela
mídia, não podem ser considerados fatos de violação aos direitos humanos, uma
vez que obedecem a uma lógica cultural e religiosa característica do sistema de
castas indiano.
08) No Brasil, a Comissão de
Direitos Humanos e Minorias, criada em 1995, é uma comissão permanente da Câmara
de Deputados e tem como uma de suas atribuições garantir a aplicação do
princípio de que toda pessoa tem direitos básicos e inalienáveis que devem ser
protegidos pelo Estado.
16) No Brasil, a Lei 11.340, de
7 de agosto de 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, cria mecanismos
para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e representa um
importante avanço no combate à discriminação de gênero no Brasil.
8.
(Uem 2012) Assinale o que for correto sobre os significados atribuídos
aos conceitos de “cidadania” e de “cidadão”, em distintos momentos históricos.
E01) Durante a Idade Média, o
único trabalhador era o servo da gleba, que lutou para ter seus direitos
políticos e sua cidadania reconhecidos pelos senhores feudais.
02) Em cidades-estado (pólis)
da Grécia Antiga, como Atenas, os escravos e os estrangeiros não eram
considerados cidadãos.
04) Em nossos dias, a cidadania
está diretamente vinculada aos direitos humanos, que tiveram seu reconhecimento
formal com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU.
08) No começo da Idade Moderna,
havia uma separação entre o homem urbano e o homem rural; o termo “cidadão” se
referia ao habitante da cidade e não diretamente às questões políticas.
16) A partir do final do século
XVIII, com a Revolução Francesa e a Independência dos EUA, o conceito de
cidadania ampliou-se e aprofundou-se, até alcançar todos os indivíduos das
sociedades democráticas modernas.
9.
(Uem 2012) Sobre o Estado de Bem-Estar
Social, implementado em diferentes nações capitalistas no século XX, assinale o
que for correto.
E01) Fundamentava-se em uma
doutrina econômica que pregava a livre regulação dos mercados e,
consequentemente, a não intervenção estatal nos assuntos relacionados à
produção material.
02) Surge como estratégia de
reversão da crise econômica das primeiras décadas do século XX, por meio de
políticas anticíclicas.
04) As políticas de pleno
emprego, inspiradas no modelo econômico proposto por John Maynard Keynes, foram
estratégias comuns a todos os países que implementaram versões do Estado de
Bem-Estar.
08) Os altos investimentos
públicos, necessários para a efetivação das políticas anticíclicas, foram
obtidos por meio da criação de impostos ou elevação de alíquotas já existentes.
E16) O desenvolvimento do Estado
de Bem-Estar Social gerou, nos países de industrialização avançada, um
acirramento da concentração de renda nas mãos de uma minoria privilegiada.
10.
(Uem-pas 2011) A respeito da monarquia
absolutista que vigorou na Europa no início da era moderna, é correto afirmar
que
E01) foi uma forma de governo
adotada pelos senhores feudais, camponeses e clero católico contra as ameaças
representadas pelo desenvolvimento da burguesia.
E02) teve como um representante
típico o imperador romano Constantino, do século IV d.C.
E04) o monarca exercia um poder
de forma democrática, ouvindo todos os setores da sociedade.
08) o monarca intervinha
vigorosamente na vida econômica, buscando fazer alianças com a burguesia,
classe em ascensão.
16) a monarquia valeu-se da
teoria do direito divino dos reis, para se legitimar.
11.
(Uem 2011) Sobre
a organização dos Estados Nacionais no século XX, assinale o que for correto.
01) Tanto
os Estados nazifascistas quanto o Estado soviético originaram-se como reação
aos princípios e práticas do liberalismo político e econômico.
E02) A
defesa da raça ariana e de princípios políticos nacionalistas afastou o Estado
nazista das práticas expansionistas que caracterizaram outros Estados nacionais
europeus, na primeira metade do século XX.
04) Nos
países de industrialização tardia, como foi o caso da Itália e da Alemanha, a
organização de Estados totalitários serviu para acelerar a monopolização
interna de capital e combater as crises econômicas internas.
08) No
Brasil, a ditadura do Estado Novo se distinguiu dos regimes totalitários
europeus, por não possuir um partido de massa e uma ideologia organizada.
16) Após
o fim da Segunda Guerra Mundial, o modelo estatal soviético, caracterizado pela
planificação econômica e centralização política, ampliou sua influência nos
países da Europa oriental.
12. (Uem
2009) Entre o final do século
XVII e o final do século XIX, desenvolvem-se duas grandes concepções referentes
à organização social e à ordem política, isto é, o liberalismo e o socialismo.
Essas duas doutrinas diferenciam-se tanto pelos princípios que fundamentam a
organização social e a ordem política, quanto por pretenderem atender aos
interesses de classes sociais divergentes. Assinale o que for correto.
01) Ao formular a teoria da
propriedade privada como direito natural, o filósofo inglês John Locke
estabeleceu um dos princípios que fundamentaram a organização social e a ordem
política do liberalismo.
E02) A revolta da Comuna de
Paris, em 1871, foi uma insurreição dos liberais contra o Estado que, ao
decretar leis para regulamentar o mercado, infringia o princípio do “deixai
fazer, deixai passar”, ou seja, da não intervenção do Estado na economia.
04) Karl Marx e Friedrich
Engels ficaram conhecidos como representantes do socialismo científico. Eles
criticaram os socialistas utópicos, tais como Charles Fourier e Robert Owen,
que acreditavam ser possível mudar a realidade social de maneira idealista e
voluntarista, criando comunidades-modelo.
08) John Stuart Mill foi um dos
poucos liberais que criticou as desigualdades sociais e políticas, a ponto de
defender o sufrágio universal contra o voto censitário e ser um dos pioneiros
na defesa da emancipação da mulher.
16)
Karl
Marx e Friedrich Engels criticaram a democracia burguesa fundada no
liberalismo, que, para eles, dissimulava o poder político do capitalista
proprietário dos meios de produção e legitimava o domínio sobre o operariado
expropriado.
Por favor, como identifico as respostas, estou em duvida na número 3.
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