Algumas questões abaixo entram na composição da avaliação do 4º
bimestre. Estude e boa prova.
Alternativas marcadas
com X ou vermelhas, corresponde à questão correta.
1.
(Uem-pas 2011) Desde a filosofia grega, o
método dedutivo é valorizado como um processo de raciocínio que permite a
organização do conhecimento, ao estabelecer conclusões logicamente válidas a
partir de premissas gerais previamente aceitas.
Sobre o método dedutivo, assinale o que for correto.
01) O método dedutivo permite
resolver contradições entre as premissas e a conclusão de um argumento.
X02) Se a negação da
conclusão implica a negação da premissa, então, o argumento é válido.
X04) A conclusão é uma
proposição que expressa um caso particular contido em premissas mais gerais.
X08) O seguinte
argumento não é logicamente válido: “Todos os cavalos são mamíferos; alguns
mamíferos têm chifres; logo, alguns cavalos têm chifres”.
16) Para que a conclusão seja logicamente
válida, é preciso que a validade das premissas seja comprovada empiricamente.
2.
(Uem 2009) Considere os argumentos a
seguir:
(A) “No Brasil, há vários casos de políticos respondendo
a processo criminal, consequentemente a justiça brasileira permite que
políticos com problemas judiciais se mantenham em cargos eletivos.”
(B) “Penso, logo existo.”
Todas são corretas.
01) O argumento (A) é indutivo,
pois sua conclusão é uma generalização indutiva realizada a partir da
observação de diversos dados singulares.
02) No argumento indutivo, o
conteúdo da conclusão excede o das premissas. A certeza da indução nunca é
absoluta, mas apenas provável.
04) Embora a indução não possua
o rigor do pensamento dedutivo, é uma forma fecunda de raciocinar, à qual
devemos grande parte dos conhecimentos da vida diária e é de grande importância
nas ciências experimentais.
08) O argumento (B) é dedutivo,
ou seja, é um tipo de argumento cuja conclusão é inferida necessariamente de
premissas.
16) Na dedução lógica, o
enunciado da conclusão não excede o conteúdo das premissas; mas, se não
acrescenta nada de novo, a dedução é um modelo de rigor que nos permite
organizar o conhecimento já adquirido.
3.
(Uem 2009) Na lógica clássica, três
princípios lógicos (as três leis do pensamento), a saber, os princípios de
identidade, de não contradição e do terceiro excluído, condicionam o valor de
verdade de todo pensamento e de todo discurso. Assinale o que for correto.
X01) O princípio de
identidade afirma que cada coisa é aquilo que é; uma proposição verdadeira é
então verdadeira.
X02) O princípio de
não contradição estabelece que não se pode afirmar e negar o mesmo predicado do
mesmo sujeito, ao
mesmo tempo e na mesma relação.
04) De acordo com o princípio
de não contradição, é possível que proposições contraditórias possam ser ambas
verdadeiras, mas jamais falsas.
X08) O princípio do
terceiro excluído afirma que uma proposição é verdadeira ou é falsa, vale
dizer, que é verdadeira a disjunção p ou não p.
16) De acordo com o princípio
do terceiro excluído, há casos em que uma proposição é parcialmente verdadeira
ou incompletamente falsa.
4.
(Uem 2009) Considere o argumento a
seguir:
“Alguns homens são
inteligentes; ora, alguns homens são professores; logo, os professores são
inteligentes.”
Sabendo que o argumento é inválido,
identifique qual(is), dentre as regras do silogismo abaixo, ele falha em observar.
X01) De duas premissas
particulares nada resulta.
02) O termo médio nunca entra
na conclusão.
04) Nenhum termo pode ser total
na conclusão sem ser total nas premissas.
08) De duas premissas
afirmativas não se conclui uma negativa.
16) De duas premissas negativas
nada pode ser concluído.
5.
(Uem 2008) O silogismo aristotélico é
a dedução lógica na qual uma conclusão é inferida a partir de suas premissas, a
premissa maior e a premissa menor, pela mediação do termo médio. O termo médio
liga o termo menor (conceito de menor extensão) ao termo maior (conceito de
maior extensão) de acordo com o princípio lógico de que duas quantidades
idênticas a uma terceira são idênticas entre si. Considere o silogismo a
seguir: “Todos os brasileiros são sul-americanos; todos os paranaenses são
brasileiros; logo, todos os paranaenses são sul-americanos”. Identifique,
respectivamente, o termo médio, o termo maior e o termo menor.
X01) brasileiros –
sul-americanos – paranaenses
02) são – todos – logo
04) sul-americanos –
paranaenses – brasileiros
08) paranaenses – brasileiros –
todos
16) sul-americanos – são –
brasileiros
6.
(Ufsm 2015) Há diversos indícios empíricos
da evolução das espécies. Alguns desses indícios são conhecidos desde Darwin,
tais como o registro fóssil, as variações entre indivíduos de uma mesma espécie
e a distribuição geográfica das espécies. Outros indícios provêm de estudos
mais recentes, notadamente em genética. O conjunto desses indícios torna a
teoria da evolução mais provavelmente verdadeira que qualquer outra hipótese
alternativa. Essa inferência, em que se parte de indícios empíricos e se
conclui com teorias ou enunciados gerais, é comumente chamada de inferência
a) lógica.
b) dedutiva.
c) analógica.
Xd)
indutiva.
e) biológica.
7.
(Ufsm 2015) O conhecimento é uma
ferramenta essencial para a sobrevivência humana. Os principais filósofos modernos
argumentaram que nosso conhecimento do mundo seria muito limitado se não
pudéssemos ultrapassar as informações que a percepção sensível oferece. No
período moderno, qual processo cognitivo foi ressaltado como fundamental, pois
permitia obter conhecimento direto, novo e capaz de antecipar acontecimentos do
mundo físico e também do comportamento social?
a) Dedução.
Xb)
Indução.
c) Memorização.
d) Testemunho.
e) Oratória e retórica.
8. (Ufu
2013) A dialética de Hegel
a) envolve duas
etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro,
frio-calor).
b) é incapaz de
explicar o movimento e a mudança verificados tanto no mundo quanto no
pensamento.
Xc)
é
interna nas coisas objetivas, que só podem crescer e perecer em virtude de
contradições presentes nelas.
d) é um método
(procedimento) a ser aplicado ao objeto de estudo do pesquisador.
9. (Ufsm 2012) Considere a seguinte
afirmação:
Em uma economia capitalista, a produção de bens materiais é realizada
principalmente por empresas privadas.
Qual das alternativas é uma
consequência lógica dessa afirmação?
a) Em uma economia
capitalista, os bens materiais devem ser produzidos apenas por empresas
privadas.
b) Em uma economia capitalista,
os bens não materiais não são produzidos por empresas privadas.
c) Em uma economia não
capitalista, os bens materiais não podem ser produzidos por empresas privadas.
d) Em uma economia não
capitalista, empresas privadas produzem bens não materiais.
Xe)
Em
uma economia capitalista, há empresas privadas.
10.
(Ufsm 2011) A compreensão dos fenômenos
físicos e químicos exige raciocínios sobre relações de causalidade e dependência
entre substâncias, processos, etc. Em geral, pode-se dizer que os raciocínios
desse tipo têm a forma "Se A, então B". Quando os filósofos falam em
raciocínio, costumam referir-se a uma sequência de uma ou mais premissas e uma
conclusão, e o papel das premissas é o de sustentar racionalmente a conclusão.
Coloque verdadeira (V) ou falsa (F) nas
afirmativas sobre esse tema.
( ) "Se A, então B. A, logo B" é
um raciocínio válido.
( ) A obtenção de uma conclusão verdadeira
tem como condição suficiente a verdade das premissas.
( ) Nas argumentações dedutivas válidas, é
possível que uma ou mais premissas não sejam verdadeiras.
( ) Na apresentação de um argumento, as
premissas devem ser mostradas antes da conclusão.
A sequência correta é
a) V - V - V - F.
b) F - V - V - V.
Xc)
V - F - V - F.
d) F - F - V - V.
e) V - V - F - F.
11.
(Ufsm 2011) A asserção poderia ser
correta ou incorreta, e a razão poderia ou não justificar a asserção.
Considere o tema das relações entre as
asserções e as justificativas que são apresentadas para elas e coloque
verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma.
( ) A teoria do conhecimento diz que é
possível fazer uma afirmação verdadeira baseada em falsa evidência.
( ) O conhecimento é exclusivamente uma
relação entre sujeito e objeto, e isso ocorre independentemente de
justificação.
( ) A
justificação de uma crença ou de uma asserção é condição suficiente para que
essa crença ou asserção seja considerada verdadeira.
( ) Uma asserção sem justificação é mera
opinião, mas ainda assim faz parte do processo do conhecimento.
A sequência correta é
a) F - F - V - F.
Xb)
V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - V.
e) V - V - V - F.
12.
(Upe 2010) Identifique
qual dos contextos abaixo caracteriza um Raciocínio Lógico Dedutivo.
a) Antônio adquiriu uma
geladeira da marca “RUFFER”, porque sua colega tinha uma geladeira
idêntica que era muito resistente, prática e confiável.
b) Raimundo escolheu estudar
na Universidade S. João Del Rey, já que todos os seus colegas estudavam nessa
Universidade.
Xc)
Os
torcedores vibraram com a vitória do Brasil, já que são brasileiros.
d) Na minha escola, João gosta
de cinema. E, ainda mais, André, Pedro, Mário, Welliton, José Antônio... Enfim,
na minha escola, todos gostam de cinema!
e) Asa Branca é título de uma
música do cantor Luiz Gonzaga. Portanto, Asa Branca é sucesso!
13.
(Upe 2010) (JC
ONLINE -10.08.2009) Pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência, em parceria com
a rede global de pesquisas Worldwide Independent Network of Market Research (WIN),
revela que o Nordeste está bem mais preocupado que as demais regiões do País:
44%. No Norte, os preocupados somam 34%. Já as regiões Sul e Sudeste apresentam
índice de preocupação de 36% e 31%, respectivamente.
Para se chegar a essa
afirmação, utilizou-se do Raciocínio
a) Lógico Dedutivo.
Xb)
Lógico
Indutivo.
c) Lógico Analógico.
d) Dialético.
e) Lógico Dedutivo e Indutivo.
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