sábado, 21 de novembro de 2015

AVALIAÇÃO 1º ano – IV bimestre



Algumas questões abaixo entram na composição da avaliação do 4º bimestre. Estude e boa prova.
Alternativas marcadas com X ou vermelhas, corresponde à questão correta.

1. (Uem-pas 2011)  Desde a filosofia grega, o método dedutivo é valorizado como um processo de raciocínio que permite a organização do conhecimento, ao estabelecer conclusões logicamente válidas a partir de premissas gerais previamente aceitas.

Sobre o método dedutivo, assinale o que for correto.
01) O método dedutivo permite resolver contradições entre as premissas e a conclusão de um argumento.   
X02) Se a negação da conclusão implica a negação da premissa, então, o argumento é válido.   
X04) A conclusão é uma proposição que expressa um caso particular contido em premissas mais gerais.   
X08) O seguinte argumento não é logicamente válido: “Todos os cavalos são mamíferos; alguns mamíferos têm chifres; logo, alguns cavalos têm chifres”.   
16) Para que a conclusão seja logicamente válida, é preciso que a validade das premissas seja comprovada empiricamente.   
  
2. (Uem 2009)  Considere os argumentos a seguir:

(A) “No Brasil, há vários casos de políticos respondendo a processo criminal, consequentemente a justiça brasileira permite que políticos com problemas judiciais se mantenham em cargos eletivos.”
(B) “Penso, logo existo.”

Todas são corretas.
01) O argumento (A) é indutivo, pois sua conclusão é uma generalização indutiva realizada a partir da observação de diversos dados singulares.   
02) No argumento indutivo, o conteúdo da conclusão excede o das premissas. A certeza da indução nunca é absoluta, mas apenas provável.   
04) Embora a indução não possua o rigor do pensamento dedutivo, é uma forma fecunda de raciocinar, à qual devemos grande parte dos conhecimentos da vida diária e é de grande importância nas ciências experimentais.   
08) O argumento (B) é dedutivo, ou seja, é um tipo de argumento cuja conclusão é inferida necessariamente de premissas.   
16) Na dedução lógica, o enunciado da conclusão não excede o conteúdo das premissas; mas, se não acrescenta nada de novo, a dedução é um modelo de rigor que nos permite organizar o conhecimento já adquirido.   
  
3. (Uem 2009)  Na lógica clássica, três princípios lógicos (as três leis do pensamento), a saber, os princípios de identidade, de não contradição e do terceiro excluído, condicionam o valor de verdade de todo pensamento e de todo discurso. Assinale o que for correto.
X01) O princípio de identidade afirma que cada coisa é aquilo que é; uma proposição verdadeira é então verdadeira.   
X02) O princípio de não contradição estabelece que não se pode afirmar e negar o mesmo predicado do mesmo sujeito, ao mesmo tempo e na mesma relação.   
04) De acordo com o princípio de não contradição, é possível que proposições contraditórias possam ser ambas verdadeiras, mas jamais falsas.   
X08) O princípio do terceiro excluído afirma que uma proposição é verdadeira ou é falsa, vale dizer, que é verdadeira a disjunção p ou não p.   
16) De acordo com o princípio do terceiro excluído, há casos em que uma proposição é parcialmente verdadeira ou incompletamente falsa.    
  
4. (Uem 2009)  Considere o argumento a seguir:

“Alguns homens são inteligentes; ora, alguns homens são professores; logo, os professores são inteligentes.”

Sabendo que o argumento é inválido, identifique qual(is), dentre as regras do silogismo abaixo, ele falha em observar. 
X01) De duas premissas particulares nada resulta.   
02) O termo médio nunca entra na conclusão.   
04) Nenhum termo pode ser total na conclusão sem ser total nas premissas.   
08) De duas premissas afirmativas não se conclui uma negativa.   
16) De duas premissas negativas nada pode ser concluído.   
  
5. (Uem 2008)  O silogismo aristotélico é a dedução lógica na qual uma conclusão é inferida a partir de suas premissas, a premissa maior e a premissa menor, pela mediação do termo médio. O termo médio liga o termo menor (conceito de menor extensão) ao termo maior (conceito de maior extensão) de acordo com o princípio lógico de que duas quantidades idênticas a uma terceira são idênticas entre si. Considere o silogismo a seguir: “Todos os brasileiros são sul-americanos; todos os paranaenses são brasileiros; logo, todos os paranaenses são sul-americanos”. Identifique, respectivamente, o termo médio, o termo maior e o termo menor.
X01) brasileiros – sul-americanos – paranaenses   
02) são – todos – logo   
04) sul-americanos – paranaenses – brasileiros   
08) paranaenses – brasileiros – todos   
16) sul-americanos – são – brasileiros   
  
6. (Ufsm 2015)  Há diversos indícios empíricos da evolução das espécies. Alguns desses indícios são conhecidos desde Darwin, tais como o registro fóssil, as variações entre indivíduos de uma mesma espécie e a distribuição geográfica das espécies. Outros indícios provêm de estudos mais recentes, notadamente em genética. O conjunto desses indícios torna a teoria da evolução mais provavelmente verdadeira que qualquer outra hipótese alternativa. Essa inferência, em que se parte de indícios empíricos e se conclui com teorias ou enunciados gerais, é comumente chamada de inferência
a) lógica.   
b) dedutiva.   
c) analógica.   
Xd) indutiva.   
e) biológica.   
  
7. (Ufsm 2015)  O conhecimento é uma ferramenta essencial para a sobrevivência humana. Os principais filósofos modernos argumentaram que nosso conhecimento do mundo seria muito limitado se não pudéssemos ultrapassar as informações que a percepção sensível oferece. No período moderno, qual processo cognitivo foi ressaltado como fundamental, pois permitia obter conhecimento direto, novo e capaz de antecipar acontecimentos do mundo físico e também do comportamento social?
a) Dedução.   
Xb) Indução.   
c) Memorização.   
d) Testemunho.   
e) Oratória e retórica.   
  
8. (Ufu 2013)  A dialética de Hegel 
a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, frio-calor).    
b) é incapaz de explicar o movimento e a mudança verificados tanto no mundo quanto no pensamento.    
Xc) é interna nas coisas objetivas, que só podem crescer e perecer em virtude de contradições presentes nelas.    
d) é um método (procedimento) a ser aplicado ao objeto de estudo do pesquisador.    
  
9. (Ufsm 2012)  Considere a seguinte afirmação:

Em uma economia capitalista, a produção de bens materiais é realizada principalmente por empresas privadas.

Qual das alternativas é uma consequência lógica dessa afirmação?
a) Em uma economia capitalista, os bens materiais devem ser produzidos apenas por empresas privadas.   
b) Em uma economia capitalista, os bens não materiais não são produzidos por empresas privadas.   
c) Em uma economia não capitalista, os bens materiais não podem ser produzidos por empresas privadas.   
d) Em uma economia não capitalista, empresas privadas produzem bens não materiais.   
Xe) Em uma economia capitalista, há empresas privadas.   
  
10. (Ufsm 2011)  A compreensão dos fenômenos físicos e químicos exige raciocínios sobre relações de causalidade e dependência entre substâncias, processos, etc. Em geral, pode-se dizer que os raciocínios desse tipo têm a forma "Se A, então B". Quando os filósofos falam em raciocínio, costumam referir-se a uma sequência de uma ou mais premissas e uma conclusão, e o papel das premissas é o de sustentar racionalmente a conclusão.

Coloque verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas sobre esse tema.

(     ) "Se A, então B. A, logo B" é um raciocínio válido.
(     ) A obtenção de uma conclusão verdadeira tem como condição suficiente a verdade das premissas.
(     ) Nas argumentações dedutivas válidas, é possível que uma ou mais premissas não sejam verdadeiras.
(     ) Na apresentação de um argumento, as premissas devem ser mostradas antes da conclusão.

A sequência correta é
a) V - V - V - F.   
b) F - V - V - V.   
Xc) V - F - V - F.   
d) F - F - V - V.   
e) V - V - F - F.   
  
11. (Ufsm 2011)  A asserção poderia ser correta ou incorreta, e a razão poderia ou não justificar a asserção.
Considere o tema das relações entre as asserções e as justificativas que são apresentadas para elas e coloque verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma.

(     ) A teoria do conhecimento diz que é possível fazer uma afirmação verdadeira baseada em falsa evidência.
(     ) O conhecimento é exclusivamente uma relação entre sujeito e objeto, e isso ocorre independentemente de justificação.
(     ) A justificação de uma crença ou de uma asserção é condição suficiente para que essa crença ou asserção seja considerada verdadeira.
(     ) Uma asserção sem justificação é mera opinião, mas ainda assim faz parte do processo do conhecimento.

A sequência correta é
a) F - F - V - F.   
Xb) V - F - F - V.   
c) V - V - F - F.   
d) F - F - V - V.   
e) V - V - V - F.   
  
12. (Upe 2010)  Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um Raciocínio Lógico Dedutivo.
a) Antônio adquiriu uma geladeira da marca “RUFFER”, porque sua colega tinha uma geladeira idêntica que era muito resistente, prática e confiável.   
b) Raimundo escolheu estudar na Universidade S. João Del Rey, já que todos os seus colegas estudavam nessa Universidade.   
Xc) Os torcedores vibraram com a vitória do Brasil, já que são brasileiros.   
d) Na minha escola, João gosta de cinema. E, ainda mais, André, Pedro, Mário, Welliton, José Antônio... Enfim, na minha escola, todos gostam de cinema!   
e) Asa Branca é título de uma música do cantor Luiz Gonzaga. Portanto, Asa Branca é sucesso!   
  
13. (Upe 2010)  (JC ONLINE -10.08.2009) Pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a rede global de pesquisas Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), revela que o Nordeste está bem mais preocupado que as demais regiões do País: 44%. No Norte, os preocupados somam 34%. Já as regiões Sul e Sudeste apresentam índice de preocupação de 36% e 31%, respectivamente.

Para se chegar a essa afirmação, utilizou-se do Raciocínio
a) Lógico Dedutivo.   
Xb) Lógico Indutivo.   
c) Lógico Analógico.   
d) Dialético.   
e) Lógico Dedutivo e Indutivo.   
 

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