Algumas questões abaixo entram na composição da avaliação do 4º
bimestre. Estude e boa prova.
Alternativas
marcadas com X ou vermelhas, corresponde à questão correta.
2.
(Unicentro 2012) Em relação às funções da Arte,
analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as
falsas.
(
) A arte nunca é utilizada para fins não artísticos.
(
) O naturalismo foi muito importante na Grécia clássica.
(
) A arte barroca foi utilizada como forma de manutenção dos fiéis à
Igreja Católica.
(
) As três principais funções da arte são: pragmática ou utilitária,
naturalista e formalista.
( ) As
obras de arte, desde a antiguidade até os dias atuais, sempre exerceram as
mesmas funções.
A partir da análise dessas afirmativas, a
alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
a) V V F F F
Xb)
F V V V F
c) F V F V V
d) V F V F F
e) F F V F V
3.
(Unioeste 2011) “Existe sempre um aspecto inteligível
na experiência estética da arte que não deve ser negligenciado. Sem a
interpretação daquele que vê ou ouve, sem a construção de sentido por aquele
que percebe, não há beleza ou obra de arte”.
Charles
Feitosa.
A partir da citação acima é correto afirmar
que
a) a capacidade de apreciar a
beleza se dá exclusivamente pelos órgãos dos sentidos.
b) a reflexão e a
racionalidade não interferem na apreciação estética.
c) a arte é para sentir e não
para pensar.
Xd)
a
fruição da beleza na arte não coincide inteiramente com a mera experiência
sensorial, mas exige também a participação do pensamento.
e) como o termo “estética”
remete à expressão grega aisthesis, que significa “percepção por meio
dos sentidos e/ou dos sentimentos” a estética é uma ciência exclusivamente da
sensibilidade.
5. (Uel
2010) Leia o texto de Aristóteles a seguir:
Uma vez que o poeta é um imitador, como um
pintor ou qualquer outro criador de imagens, imita sempre necessariamente uma
das três coisas possíveis: ou as coisas como eram ou são realmente, ou como
dizem e parecem, ou como deviam ser. E isto exprime-se através da elocução em
que há palavras raras, metáforas e muitas modificações da linguagem: na
verdade, essa é uma concessão que fazemos aos poetas.
(ARISTÓTELES. Poética. Tradução e Notas de Ana Maria
Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. p. 97.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre
a estética de Aristóteles, considere as afirmativas a seguir:
I. O poeta pode imitar a realidade como os pintores
e, para isso, deve usar o mínimo de metáforas e priorizar o acesso às ideias
inteligíveis.
II. O poeta pode imitar tendo as coisas
presentes e passadas por referência, mas não precisa se ater a esses fatos
apenas.
III. O poeta pode imitar as coisas considerando a
opinião da maioria e pode também elaborar fatos usando várias formas de
linguagem.
IV. O poeta pode imitar as coisas ponderando o que
as pessoas dizem sobre os fatos, mesmo que não haja certeza sobre eles.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e
II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e
III são corretas.
c) Somente as afirmativas III
e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I,
II e IV são corretas.
Xe)
Somente
as afirmativas II, III e IV são corretas.
6. (Uel 2010) Observe a fotografia e leia o texto a seguir:ore
A névoa que recobre os
primórdios da fotografia é menos espessa que a que obscurece as origens da
imprensa; já se pressentia, no caso da fotografia, que a hora da sua invenção
chegara, e vários pesquisadores, trabalhando independentemente, visavam o mesmo
objetivo: fixar as imagens da câmera obscura, que eram conhecidas pelo menos
desde Leonardo (Da Vinci).
(BENJAMIN, W. Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e
Política. São Paulo: Brasiliense, 1996, p. 91.)
Com base na obra de Walter Benjamin, no
texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
I. O domínio do processo técnico de fixação das
imagens teve sua trajetória retardada devido às reações de natureza religiosa
que fizeram com que a fotografia surgisse apenas na segunda metade do século
XIX.
II. Em virtude da expectativa gerada pela
descoberta da fotografia no século XIX, o seu caráter artístico, desde o
início, torna-se evidente entre os pintores.
III. A presença do rosto humano nas fotos antigas
representa um último traço da aura, isto é, aquilo que significa a existência
única da obra de arte.
IV. O valor de exposição triunfa sobre o valor de culto
à medida que a figura humana se torna ausente nas fotografias.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e
II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e
III são corretas.
Xc)
Somente
as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I,
II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II,
III e IV são corretas.
7.
(Uem 2013) “A obra de arte é o
resultado de uma operação conjunta da natureza e do espírito, que se dá no
artista considerado como “gênio”, isto é, que cria sob o impulso obscuro da
natureza; é o resultado de uma conjunção, ou melhor, de uma coincidência entre
este impulso natural, inconsciente, e a atividade consciente, livre,
voluntária. ‘A atividade livre torna-se involuntária’, e a atividade
espontânea, instintiva, torna-se livre. O artista está acima ou aquém dos
contrários, na origem das coisas, semelhante a Deus. Ligando-se à origem das
coisas, ele consegue decifrar a natureza inteira como um hieróglifo ou como uma
obra cujo segredo conhece.”
(HAAR, M. A
obra de arte. Tradução de Maria Helena Kuhner. 2ª. ed. Rio de Janeiro:
DIFEL, 2007, p. 42-3. Coleção Enfoques – Filosofia)
Sobre o excerto citado, assinale o que for correto.
( x) A arte é uma forma de saber ou um
conhecimento que revela a natureza implícita das coisas.
( x) O gênio é um conceito estético utilizado
para designar a atividade criadora do artista.
( x) Na obra de arte genial, liberdade do
espírito e necessidade da matéria são coincidentes.
( x) Como os hieróglifos, as obras de arte
precisam ser interpretadas.
( ) A arte deforma a natureza, pois o artista, ao
contrário de Deus, não é perfeito.
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