domingo, 22 de novembro de 2015

AVALIAÇÃO 2º ano – IV bimestre



Algumas questões abaixo entram na composição da avaliação do 4º bimestre. Estude e boa prova. Alternativas marcadas com X ou vermelhas, corresponde à questão correta.Descrição: meu ip

1. (Uem 2012)  “Marx e Hegel têm em comum a crítica à exacerbação do individualismo egoísta moderno, bem como das suas consequências, porém discordam quanto às possibilidades de solução da questão. Um dos elementos fundamentais desse debate é a questão da soberania política”

(MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED – PR, 2009, p.466.).

Sobre as relações entre indivíduo e Estado, assinale o que for correto.
X01) Karl Marx considera que a emancipação humana realizar-se-á na sociedade comunista, pois, nessa sociedade, o indivíduo não será mais submetido a um Estado e à divisão social do trabalho, podendo, dessa forma, passar do reino da necessidade ao reino da liberdade.   
X02) Para Karl Marx, a liberdade do indivíduo, como concebida pelo Estado burguês, não passa de um formalismo jurídico; é uma ficção da lei, pois o indivíduo só pode ser livre quando a esfera da produção estiver sujeita ao controle daqueles que produzem.   
04) Para G. W. Friedrich Hegel, o Estado deveria ser substituído pela sociedade civil, pois essa pode representar os interesses coletivos e é capaz de garantir os interesses de cada indivíduo.   
X08) G. W. Friedrich Hegel critica as teorias políticas contratualistas, segundo as quais os indivíduos isolados abandonam o estado de natureza para se reunirem em sociedade, por meio de um pacto, a fim de formar artificialmente o Estado e garantir a liberdade individual e a propriedade privada.   
X16) A filosofia política de Karl Marx fundamenta-se numa nova antropologia, segundo a qual a natureza humana varia historicamente, pois o indivíduo se produz à medida que transforma a natureza pelo trabalho dentro de certas relações sociais de produção.   
  
2. (Uem 2010)  A palavra política é de origem grega: ta politika, proveniente de polis. Polis é a cidade entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis: a isonomia, isto é, a igualdade perante a lei, e a isegoria, isto é, o direito de expor e discutir (numa relação de igualdade) opiniões sobre ações que a cidade deve ou não realizar.

(CHAIUI, Marilena. Convite à filosofia. Unidade 8, Capítulo 9.)

Sobre o exposto, assinale o que for correto.
X01) No auge da democracia ateniense, no governo de Péricles, os princípios de isonomia e de isegoria eram condições para o exercício de uma prática política isenta de violência na esfera pública.   
X02) No Brasil, no ano de 1968, o governo militar, que, por meio do golpe de Estado de 1964, havia tomado o poder, decreta o Ato Institucional nº 5 (AI – 5), que caça os direitos civis, entre eles, o de isegoria, caracterizando a instauração de um regime político autoritário.   
X04) Na União Soviética, o ideal socialista de isonomia e de isegoria, que deveria realizar-se por meio dos sovietes (conselhos de fábrica), foi destruído quando o partido bolchevique constituiu-se como partido único e proibiu qualquer oposição, eliminando, inclusive, a liberdade de imprensa e de expressão.   
08) Jürgen Habermas, ao defender, na sua teoria da ação comunicativa, que na relação dialógica entre dois interlocutores deve prevalecer o melhor argumento, invalida o princípio de isegoria.   
16) Na República de Platão, os sofistas Trasímaco e Calicles defendem que o princípio de isegoria deve fundamentar-se na lei do mais forte.   
  
3. (Uem 2010)  Lutas populares intensas e profundas crises econômicas forçaram o Estado liberal a tornar-se uma República democrática representativa, ampliando a cidadania política. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
X01) O Welfare State (Estado de bem-estar social), com fundamentos da teoria do economista John Maynard Keynes, representa uma ruptura com a concepção da ortodoxia liberal de um Estado minimalista.   
02) O neoliberalismo amplia a política social do Welfare State, reforçando a intervenção do Estado no sentido de defender e garantir direitos e benefícios sociais no campo da previdência social.   
X04) Nos Estados Unidos, o presidente Roosevelt, depois da grande crise de 1929, elabora um plano econômico conhecido como New Deal, caracterizado pelo dirigismo estatal e o subsídio financeiro às obras públicas.   
X08) O liberalismo caracteriza-se pela diferença e distância entre o Estado e a sociedade, pois é essa distância que lhe permite defender a ideia de liberdade econômica e social.   
16) O neoliberalismo, como a última das revoluções burguesas, foi decisivo na conquista da cidadania, ao consolidar os direitos da sociedade civil, permitindo, por exemplo, que as mulheres usufruíssem, em 1930, na França e na Inglaterra, do sufrágio universal.   
  
4. (Uem 2013)  “Porque há tanta diferença entre como se vive e como se deveria viver, que quem deixa aquele e segue o que se deveria fazer apreende mais rapidamente a sua ruína que a sua preservação: porque um homem que deseja ser bom em todas as situações é inevitável que se destrua entre tantos que não são bons. Assim, é necessário a um príncipe que deseja conservar-se no poder aprender a não ser bom e sê-lo e não sê-lo conforme a necessidade.”

(MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Hedra, 2009, cap. XV, p. 159).


Conforme o trecho citado, assinale o que for correto.
X01) No mundo da política, o agente político não deve pautar suas ações apenas pelos princípios morais fundados na ideia de bondade e de santidade.   
02) O mundo da política não comporta ações virtuosas, mas sim traições e vilanias.   
X04) O mundo da política obriga o governante a tomar decisões que contrariam os seus ideais de moralidade e de virtude em nome da conservação do regime político.   
X08) Os ideais políticos não se fundam sobre a realidade do mundo da política, donde suas inadequações e fracassos para aqueles que os seguem.   
16) O mundo da política exige ações más, porém disfarçadas de bondade, isto é, a total hipocrisia do político.   
  
5. (Uem 2013)  O filósofo italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527) afirma: “Porque em toda cidade se encontram estes dois humores diversos: e nasce, disto, que o povo deseja não ser nem comandado nem oprimido pelos grandes e os grandes desejam comandar e oprimir o povo; e desses dois apetites diversos nasce na cidade de um desses três efeitos: ou o principado, ou a liberdade, ou a licença” (MAQUIAVEL, O Príncipe. São Paulo: Hedra, 2009, p. 109). A partir do trecho citado, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O povo, ao não querer ser comandado, deseja comandar.   
X02) É da natureza dos grandes, no caso os ricos, o desejo de dominar o povo, no caso os pobres.   
X04) Povo e grandes formam dois grupos políticos distintos e antagônicos em toda cidade.   
08) Os grandes se unem politicamente para se defenderem do desejo de dominação do povo.   
16) O fenômeno descrito era restrito às cidades italianas do período histórico do filósofo.   
  
6. (Ufba 2011)  Na teoria geral do Estado distinguem-se, embora nem sempre com uma clara linha demarcatória, as formas de governo dos tipos de Estado. Na tipologia das formas de governo, leva-se mais em conta a estrutura de poder e as relações entre os vários órgãos dos quais a constituição solicita o exercício do poder; na tipologia dos tipos de Estado, mais as relações de classe, a relação entre o sistema de poder e a sociedade subjacente, as ideologias e os fins, as características históricas e sociológicas.
As tipologias clássicas das formas de governo são três: a de Aristóteles, a de Maquiavel e a de Montesquieu.
(BOBBIO, 1987, p. 104).

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre formas de governo e estruturas de poder político, são verdadeiras as proposições
X01) Monarquia, aristocracia e democracia são formas de governo definidas por Aristóteles, a partir do conhecimento da diversidade política existente nas cidades-Estado da antiga Grécia.   
02) A divisão de poderes fundamentou a organização da primeira Constituição republicana brasileira, promulgada em 1891, demonstrando a influência da teoria política de Montesquieu.   
04) O pensamento político de Montesquieu opunha-se à estrutura do Estado absolutista e propiciou as bases do Estado Liberal.   
X08) As “razões de Estado”, concebidas como valor político acima de qualquer outro ideal, foi um princípio defendido por Maquiavel, considerado o fundador da moderna ciência política.   
X16) O modelo de república liberal idealizado por Maquiavel é reconhecível nas formas de governo dos países que, na contemporaneidade, constituem o denominado Grupo G8.   
X32) Aristóteles elaborou o projeto político responsável pela unificação política da Grécia dentro do modelo de tirania temporária.   
64) Montesquieu privilegiava o Poder Executivo, em detrimento dos demais poderes, razão do seu distanciamento do pensamento político e filosófico de Maquiavel.   
  
7. (Uem 2010)  Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
01) A história da política da antiguidade greco-romana não desperta interesse para Maquiavel, pois dela não se pode extrair nenhuma ideia para a construção do Estado moderno.   
02) Segundo Maquiavel, o Principado é a única forma de governo possível e viável, pois só o príncipe é capaz de instituir um Estado racional segundo a natureza humana.   
04) Na sua obra O príncipe, Maquiavel considera que a virtù do príncipe consiste em ter uma ética em que os princípios serão mantidos em qualquer circunstância, pois só assim seria possível garantir a ordem e a estabilidade do governo.   
X08) Para Maquiavel, qualquer regime político, pouco importa a forma e a origem que tiver, poderá ser legítimo ou ilegítimo, pois o critério de avaliação que mede a legitimidade ou ilegitimidade de um governo é a liberdade.   
X16) Na obra Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel considera o Estado republicano viável, por permitir o embate de forças políticas com interesses divergentes. Dessa forma, a República, ao reconhecer o antagonismo social como uma realidade inerente à atividade política, realiza-se por meio da conciliação de interesses divergentes.   
  
8. (Uem 2009)  Maquiavel inaugura o pensamento político moderno. Seculariza a política, rejeitando o legado ético-cristão. Maquiavel tem uma visão do homem e da política como elas são e não como deveriam ser. A política deve ater-se ao real, deve preocupar-se com a eficiência da ação e não teorizar, como fazia Platão, sobre a forma ideal de governo.

Assinale o que for correto.
01) Para Maquiavel, o príncipe virtuoso é aquele que governa com justiça, estabelecendo, entre seus súditos, a igualdade social e uma participação político-democrática.   
X02) Maquiavel redefine as relações entre ética e política, não julga mais as ações políticas em função de uma hierarquia de valores dada de antemão, mas em função da necessidade dos resultados que as ações políticas devem alcançar.   
04) Maquiavel faz a apologia da tirania, pois considera ser a forma mais eficiente de o príncipe manter-se no poder e garantir a segurança da ordem social e política para seus súditos.   
X08) Na concepção política de Maquiavel, não há uma exclusão entre ética e política, todavia a primeira deve ser entendida a partir da segunda. Para ele, as exigências da ação política implicam uma ética cujo caráter é diferente da ética praticada pelos indivíduos na vida privada.   
X16) Para Maquiavel, a sociedade é dividida entre os grandes, isto é, os que possuem o poder político e econômico, e o povo oprimido. A sociedade é cindida por lutas sociais, não pode, portanto, ser vista como uma comunidade homogênea voltada para o bem comum.   
  
9. (Pucpr 2015)  Leia o fragmento a seguir, extraído do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau:

“É do homem que devo falar, e a questão que examino me indica que vou falar a homens, pois não se propõem questões semelhantes quando se teme honrar a verdade. Defenderei, pois, com confiança a causa da humanidade perante os sábios que a isso me convidam e não ficarei descontente comigo mesmo se me tornar digno de meu assunto e de meus juízes”.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.159.

A partir da teoria contratualista de Rousseau, assinale a alternativa que representa aquilo que o filósofo de Genebra pretende defender na obra.
a) Que a desigualdade social é permitida pela lei natural e, portanto, o Estado não é responsável pelo conflito social.   
b) Que a desigualdade social é autorizada pela lei natural, ou seja, que a natureza não se encontra submetida à lei.   
c) Que no estado natural existe apenas o direito de propriedade.   
d) Que a desigualdade moral ou política é uma continuidade daquilo que já está presente no estado natural.   
Xe) Que há, na espécie humana, duas espécies de desigualdade: a primeira, natural, e a segunda, moral ou política.   
  
10. (Unioeste 2013)  “Através dos princípios de um direito natural preexistente ao Estado, de um Estado baseado no consenso, de subordinação do poder executivo ao poder legislativo, de um poder limitado, de direito de resistência, Locke expôs as diretrizes fundamentais do Estado liberal.”

Bobbio.

 Considerando o texto citado e o pensamento político de Locke, seguem as afirmativas abaixo:

I. A passagem do estado de natureza para a sociedade política ou civil, segundo Locke, é realizada mediante um contrato social, através do qual os indivíduos singulares, livres e iguais dão seu consentimento para ingressar no estado civil.
II. O livre consentimento dos indivíduos para formar a sociedade, a proteção dos direitos naturais pelo governo, a subordinação dos poderes, a limitação do poder e o direito à resistência são princípios fundamentais do liberalismo político de Locke.
III. A violação deliberada e sistemática dos direitos naturais e o uso contínuo da força sem amparo legal, segundo Locke, não são suficientes para conferir legitimidade ao direito de resistência, pois o exercício de tal direito causaria a dissolução do estado civil e, em consequência, o retorno ao estado de natureza.
IV. Os indivíduos consentem livremente, segundo Locke, em constituir a sociedade política com a finalidade de preservar e proteger, com o amparo da lei, do arbítrio e da força comum de um corpo político unitário, os seus inalienáveis direitos naturais à vida, à liberdade e à propriedade.
V. Da dissolução do poder legislativo, que é o poder no qual “se unem os membros de uma comunidade para formar um corpo vivo e coerente”, decorre, como consequência, a dissolução do estado de natureza.

Das afirmativas feitas acima
a) somente a afirmação I está correta.   
b) as afirmações I e III estão corretas.   
c) as afirmações III e IV estão corretas.   
d) as afirmação II e III estão corretas.   
Xe) as afirmações III e V estão incorretas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário