segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

FILOSOFIA 2º ANO 4º Bimestre

Algumas questões abaixo podem entrar em nossa avaliação do 4º bimestre. As alternativas sublinhadas estão corretas.

QUESTÃO 1
No livro IV de sua Metafísica, Aristóteles afirma: "De fato, quem diz que tudo é verdadeiro, afirma também como verdadeira a tese oposta à sua; do que segue que a sua não é verdadeira (dado que o adversário diz que a tese dele não é verdadeira). E quem diz que tudo é falso diz que também é falsa a tese que ele mesmo afirma". Desta passagem, pode-se extrair um argumento que visa a demonstrar que:
(A) as concepções relativistas de verdade e conhecimento são consistentes.
(B) as concepções não relativistas de verdade e conhecimento são autorrefutantes.
(C) as concepções não relativistas de verdade e conhecimento são inconsistentes.
(D) as concepções relativistas de verdade e conhecimento são autorrefutantes.

QUESTÃO 2
Em sua Metafísica, Aristóteles afirma que "quem possui o conhecimento dos seres enquanto seres deve poder dizer quais são os princípios mais seguros de todos os seres. Este é o filósofo". Aristóteles, então, formula o princípio "mais seguro de todos" do seguinte modo: "É impossível que a mesma coisa, ao mesmo tempo, pertença e não pertença a uma mesma coisa, segundo o mesmo aspecto". Pode-se dizer, segundo este último trecho citado, que:
(A) a própria realidade obedece a este princípio.
(B) somente a linguagem obedece a este princípio.
(C) somente o pensamento obedece a este princípio.
(D) a linguagem não obedece a este princípio.

QUESTÃO 3
Na Fundamentação da metafísica dos costumes, Immanuel Kant busca fixar o princípio supremo da moralidade, identificado por ele no imperativo categórico. Nessa obra, Kant sustenta que
(A) o valor moral de uma ação praticada por dever tem de ser medido pelo efeito que dela se espera.
(B) o que impulsiona uma vontade moralmente boa é o desejo de felicidade.
(C) o discernimento do bem e do mal resulta da harmonia entre as inclinações e os princípios da razão.
(D) todos os conceitos morais têm a sua sede e origem completamente a priori na razão.

QUESTÃO 4
Kant sustenta, no início da obra Fundamentação da metafísica dos costumes, que "neste mundo, e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade".
Para ele, essa boa vontade indica:
(a) a disposição inata para o agir bem para com os outros.
(b) a vontade determinada unicamente pela forma universal da lei moral.
(c) a vontade naturalmente voltada a propósitos virtuosos.
(d) a capacidade humana de atender às inclinações moralmente elevadas.
e)somente as alternativas ( A ) e ( C ) estão corretas.

QUESTÃO 5. Segundo a explicação metafísica, todas as coisas que existem possuem uma natureza específica, pertencendo a uma determinada espécie de seres. As diferenças entre os seres são acidentais e não substanciais, uma vez que a substância é a estrutura necessária do ser. Com base nessa hipótese, pode-se afirmar que:
(a) não é possível inferir das coisas qualquer perspectiva universalista.
(b) todas as coisas possuem somente uma existência particular.
(c) as diferenças entre os seres são unicamente acidentais.
(d) não existe uma estrutura necessária do ser.
(e) a explicação metafísica serviu de base para as correntes empiristas da filosofia.

QUESTÃO 6. (Uel 2013) Leia o texto a seguir.
Tudo isso ela [Diotima] me ensinava, quando sobre as questões de amor [eros] discorria, e uma vez ela me perguntou: – que pensas, ó Sócrates, ser o motivo desse amor e desse desejo? A natureza mortal procura, na medida do possível, ser sempre e ficar imortal. E ela só pode assim,
através da geração, porque sempre deixa um outro ser novo em lugar do velho; pois é nisso que se diz que cada espécie animal vive e é a mesma. É em virtude da imortalidade que a todo ser esse zelo e esse amor acompanham.
(Adaptado de: PLATÃO. O Banquete. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p.38-39. Coleção Os Pensadores.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o amor em Platão, assinale a alternativa correta.
a) A aspiração humana de procriação, inspirada por Eros, restringe-se ao corpo e à busca da beleza física.
b) O eros limita-se a provocar os instintos irrefletidos e vulgares, uma vez que atende à mera satisfação dos apetites sensuais.
c) O eros físico representa a vontade de conservação da espécie, e o espiritual, a ânsia de eternização por obras que perdurarão na memória.
d) O ser humano é idêntico e constante nas diversas fases da vida, por isso sua identidade iguala-se à dos deuses.
e) Os seres humanos, como criação dos deuses, seguem a lei dos seres infinitos, o que lhes permite eternidade.

QUESTÃO 7. “Perguntar e buscar é precisamente a raiz de toda a atividade do homem: o compreender, decidir e fazer humanos supõem a função ontologicamente prévia do perguntar, isto é, têm a estrutura de resposta  a uma questão (teórica ou prática).  O homem Torna tudo questionável: o seu perguntar não pode terminar nem se esgotar. Esta constatação experiencial mostra que o Perguntar  ilimitado constitui a dimensão ontológica fundamental do homem.”  (ALFARO, J. O prazer de pensar. In: ARANHA, M. L. A.; MARTINS,
M. H. P. Temas de filosofia. 3.ª ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005, p.18).
Sobre o texto e a interrogação filosófica, assinale o que for correto.
01)A interrogação esgota-se com o tempo.
02)A função da filosofia é interrogar.
04)Uma interrogação fundamenta uma ação.
08)A filosofia não tem utilidade prática.
16)A ontologia diz respeito ao ser.


QUESTÃO 8. "A metafísica não é uma construção de conceitos graças aos quais poderíamos tornar nossos paradoxos menos sensíveis - é a experiência que temos deles em todas as situações da história pessoal e coletiva e das ações que, ao assumi-los, os transformaram em razão. É uma interrogação que não comporta respostas que a anulem, mas somente ações resolutas que a transladam sempre para mais longe. Não é o conhecimento que viria a terminar o edifício dos conhecimentos; é o saber lúcido daquilo que os ameaça e a consciência aguda de seu preço." (Maurice Merleau-Ponty, O Metafísico no Homem).
Assinale a alternativa que expressa a concepção de metafísica formulada por Merleau-Ponty no texto.
(a) A metafísica é uma ciência exata.
(b) A metafísica é impossível como conhecimento objetivo.
(c) A metafísica é o coroamento de todo o sistema do saber.
(d) A metafísica é um método para solucionar questões que estão além das fronteiras da ciência.
(e) A metafísica é uma constante interrogação pela qual o homem enfrenta os paradoxos que estão envolvidos no conhecimento e na ação.

QUESTÃO 9. A metafísica pode ser entendida, segundo Heidegger, como
(a) a história do esquecimento do ser.
(b) o estudo das categorias aristotélicas.
(c) a análise da língua grega.
(d) o desenvolvimento da física.

(e) a história do desvelamento do ser.

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