quinta-feira, 18 de junho de 2015

ABM 9º ANO 2015

Nono

Olá Pessoal!

Algumas questões publicadas a seguir entram na ABM do 2º bimestre. Estudem para lograr êxito no resultado. Sucesso.
As questões sublinhadas são as corretas.
1. (Ufu 2013)  Porque as leis de natureza (como a justiça, a equidade, a modéstia, a piedade, ou, em resumo, fazer aos outros o que queremos que nos façam) por si mesmas, na ausência do temor de algum poder capaz de levá-las a ser respeitadas, são contrárias a nossas paixões naturais, as quais nos fazem tender para a parcialidade, o orgulho, a vingança e coisas semelhantes.

HOBBES, Thomas. Leviatã. Cap. XVII. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 103.
Em relação ao papel do Estado, Hobbes considera que:  
a) O seu poder deve ser parcial. O soberano que nasce com o advento do contrato social deve assiná-lo, para submeter-se aos compromissos ali firmados.    
b) A condição natural do homem é de guerra de todos contra todos. Resolver tal condição é possível apenas com um poder estatal pleno.    
c) Os homens são, por natureza, desiguais. Por isso, a criação do Estado deve servir como instrumento de realização da isonomia entre tais homens.    
d) A guerra de todos contra todos surge com o Estado repressor. O homem não deve se submeter de bom grado à violência estatal.    
  
2. (Enem 2012)  É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder.
MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997 (adaptado).

A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito
a) ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.   
b) ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.   
c) à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis.   
d) ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.   
e) ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.   
  
3. (Ueg 2012)  Para os gregos da Antiguidade, a palavra “idiota” era usada para representar o cidadão que não se preocupava com a vida política da cidade-estado. Portanto, de acordo com essa acepção grega, poderia ser considerado um “idiota”
a) o filósofo Sócrates, que afirmava que a verdadeira sabedoria estava em reconhecer que “tudo que sei é que nada sei”.   
b) o general Alexandre, o Grande, que, tendo sido aluno de Aristóteles, pretendia dominar militarmente todo o mundo conhecido.   
c) o habitante da Polis, portador de direitos políticos, que ignorava os discursos e as decisões tomadas durante os debates públicos ocorridos na Ágora.   
d) os escravos, os estrangeiros, as mulheres e as crianças, que não tinham direito à cidadania, ao voto ou à voz na assembleia.   
  
4. (Unicentro 2012)  O filósofo que se relaciona ao pensamento político moderno é
a) Aristóteles.   
b) Descartes.   
c) Maquiavel.   
d) Sócrates.   
e) Hume.   
  
5. (Unicentro 2012)  “A atividade dos homens em sociedade tem sempre um caráter político, na medida em que a organização da vida material de uma maneira peculiar determina, ao mesmo tempo, uma maneira peculiar de organização das ideias e das relações de poder. Não há vida social que não seja política.”
RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 4.. ed., 1995.
Após análise dessa afirmativa, é correto afirmar:
a) A política e a sociedade são excludentes.   
b) O estado representa apenas o poder de força junto à população.   
c) O caráter político diz respeito apenas ao exercício da força e do poder nos diferentes grupos sociais.   
d) O caráter político, enquanto elemento indispensável à vida em sociedade, é prerrogativa da própria dimensão humana.   
e) O fortalecimento das monarquias nacionais, na Idade Moderna, diz respeito apenas ao exercício do poder administrativo.   
  
6. (Uff 2011)  Durante a maior parte da história da humanidade, o bem-estar e o interesse dos governantes têm predominado sobre o bem-estar e o interesse dos governados. Os gregos foram os primeiros a experimentar a democracia, isto é, regime político em que os cidadãos são livres e o governo é exercido pela coletividade para atender ao bem-estar e ao interesse de todos, e não só de alguns.
Aristóteles refletiu sobre essa experiência e concluiu que a finalidade da atividade política é
a) evitar a injustiça e permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes.   
b) impor a todos um pensamento único para evitar a divisão da sociedade.   
c) preparar os cidadãos como bons combatentes para conquistarem outros povos.   
d) habituar os seres humanos a obedecer.   
e) agradar aos deuses.   
  
7. (Enem 2010)  
Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.”
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionario Basico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo
a) impedir a contratação de familiares para o serviço público.   
b) reduzir a ação das instituições constitucionais.   
c) combater a distribuição equilibrada de poder.   
d) evitar a escolha de governantes autoritários.   
e) restringir a atuação do Parlamento.   
  
8. (Ueg 2009)  O filósofo Thomas Hobbes entendia que a natureza humana é inteiramente voltada para o autointeresse. Portanto, é correto afirmar que, segundo este filósofo,
a) há necessidade de contínua vigilância de cada um sobre sua própria natureza, a fim de evitar que o autointeresse prevaleça sobre o altruísmo.   
b) esta natureza má é, na verdade, uma degeneração, pela convivência em sociedade, de uma natureza originalmente boa.   
c) o único controle que pode ser exercido sobre esta natureza é o da moralização do Estado.   
d) o governante deve ser forte e repressor o bastante para manter os homens sob controle.
9. (Ufsj 2007)  Leia o trecho abaixo.

“Ninguém
deverá se espantar se votos forem comprados a dinheiro. Não se pode dar muito ao povo sem retirar dele ainda mais, porém para retirar dele é necessário subverter o Estado. Quanto mais o povo pensa aproveitar de sua liberdade, mais se aproximará do momento em que deve perdê-la. Cria pequenos tiranos que possuem todos os
vícios de um só. Em breve, o que resta da liberdade torna-se insuportável: surge um único tirano; o povo perde tudo, até mesmo as vantagens de sua corrupção”.
(MONTESQUIEU. Livro 8º: “Da corrupção dos princípios nos três governos”. Cap. II, p. 113. Rio de Janeiro: Pensadores, 1979).
Conforme Montesquieu,
a) vendendo seus votos o povo terá um governo com liberdade plena e governo digno.   
b) o povo conseguirá a sua liberdade vendendo os seus votos.   
c) é comum corruptores da democracia comprarem votos.   
d) com um governo tirano o povo também ganha vantagens de sua corrupção.   
  
10. (Unisc 2012)  Na obra de Aristóteles, a Ética é uma ciência prática, concepção distinta da de Platão, referida a um tipo de saber voltado à ação. Na Ética a Nicômaco, Aristóteles destaca uma excelência moral determinante para a constituição de uma vida virtuosa.
Esta excelência moral tão importante é
a) a coragem.   
b) a retórica.   
c) a verdade.   
d) a prudência ou moderação.   
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.   
  
11. (Ufsm 2009)  Considerando o resultado indicado pelo estudo da Universidade do Kansas expresso em “Quer ter menos produção? Use transgênicos”, avalie as possíveis implicações decorrentes daí, colocando V (verdadeira) ou F (falsa) nos parênteses.
(     ) O enunciado indica uma preocupação bioética.
(     ) O enunciado indica que o cultivo de cereais deve considerar a qualidade dos alimentos.
(     ) O enunciado pressupões uma relação entre fins e meios.
A sequência correta é
a) V – V – F.   
b) V – F – V.   
c) F – F – V.   
d) F – V – V.   
e) F – F – F.   
  
12. (Ufsj 2007)  Leia o trecho abaixo.

“O encontro com outrem é imediatamente minha responsabilidade por ele. A responsabilidade pelo próximo é, sem dúvida, o nome grave do que se chama amor do próximo, amor sem Eros, caridade, amor em que o momento ético domina o momento passional, amor sem concupiscência”.
(Emmanuel Lévinas, Entre Nós, p. 143, Petrópolis: Vozes, 2005).

Para o autor, o amor ao próximo refere-se
a) à minha responsabilidade pelo meu próximo, independentemente de uma escolha de minha vontade.   
b) tão somente ao mandamento religioso.   
c) à ideia de que a consciência ética é consciência apenas de si.   
d) à ideia de que o amor ético é um momento passional.

13. (Ufsj 2006)  “Também se pergunta se a felicidade deve ser adquirida pela aprendizagem, pelo hábito ou por alguma outra espécie de adestramento, ou se ela nos é conferida por alguma providência divina, ou ainda pelo acaso".
(ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Livro I. São Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 58-59).

Considerando-se o trecho acima da Ética a Nicômaco, conclui-se que a felicidade é
a) uma atividade virtuosa da alma, e os demais bens são condições prévias da felicidade.   
b) indiscutivelmente uma dádiva de Deus.   
c) mero fruto do acaso.   
d) inata e, portanto, desde criança se é feliz.   
  
14. (Ufma 2005)  Quando falamos em ética profissional, é correto afirmar que:
a) todas as regras devem orientar o indivíduo exclusivamente, no trato com seus colegas de profissão, excluindo a relação com a clientela.   
b) é uma orientação de conduta através de regras que facilitem a convivência com profissionais da mesma área e seus clientes, sem desobrigá-los das demais regras sociais.   
c) diz respeito ao profissional que ministra cursos sobre ética e sua conduta no desenvolvimento de suas atividades.   
d) é apenas uma outra nomenclatura para designar o estudo do fenômeno moral que comumente é chamado de filosofia moral.  

 


e) toda profissão deve ter seu código de ética, sob pena de não poder ser registrada como tal, admitindo, assim, uma situação de ilegalidade.   
  
15. (Ufsj 2005)  Segundo Comte-Sponville, a tolerância implica
a) impedir e condenar a conduta do outro.   
b) renunciar a uma parte do poder, da força e da cólera.   
c) combater com veemência as posições de um adversário.   
d) acolher e justificar sempre o intolerável. 



A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA – 9º ano
1-De acordo com o texto qual o significado do termo política?
2-O termo isonomia significa...
3-O vocábulo isegoria significa...
4-Se tivesse que opinar com sugestões para a melhoria da cidade de Porto Velho, qual seria sua contribuição?
5-Nos primórdios da civilização ocidental, gregos e romanos tinham uma organização socioeconômica despótica, mas mudaram esta situação. Explique.
6-O que os moradores da demos e tribus tinham em comum?
7-Os plebeus romanos escolhiam um representante para defendê-los? Qual?
8-Qual era o trabalho realizado pelo representante dos plebeus?
9-O sistema político em Roma chamava-se...
10-Explique com outras palavras a letra ( b ) do texto que recebeu.
11-Qual a diferença entre autoridade mágico-religiosa e poder temporal?
12-Qual o significado de fazer justiça com as próprias mãos?
13-Qual a diferença entre imposto e tributo?
14-Quando temos uma discussão com um colega e termina em agressão, o que isso significa?

GLOSSÁRIO
Passe para o caderno. Alguns conceitos a seguir entram na avaliação do 2º bimestre.
A-democracia – governo do povo. Regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder.
B-aristocracia- tipo de organização social e política em que o governo é monopolizado por um número reduzido de pessoas privilegiadas não raro por herança.
C-oligarquia- governo de poucas pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.
D-tirania- na Grécia antiga qualquer governo instituído à margem da legalidade.
E-despotismo- Sistema de governo que se funda no poder de nominação sem freios.
F-anarquia- falta de governo ou de outra autoridade capaz de manter o equilíbrio da estrutura política e social.
G-monarquia- forma de governo na qual o poder supremo é exercido por um monarca.
H-república-sistema de governo em que um ou vários indivíduos eleitos pelo povo exercem o poder supremo por tempo determinado.
I-império- Estado muito importante ou muito vasto.
J-ditadura- forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos dum indivíduo, dum grupo, duma assembleia, dum partido ou duma classe.
K-pacto- Constituição pela qual se regem certos Estados confederados como a Suíça.
L-consenso- acordo de várias pessoas, consentimento.

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