Olá Pessoal!
Algumas questões publicadas
a seguir entram na ABM do 2º bimestre. Estudem para lograr êxito no resultado.
Sucesso.
As questões sublinhadas são as corretas.
1. (Ufu 2013) Porque as leis de natureza (como a
justiça, a equidade, a modéstia, a piedade, ou, em resumo, fazer aos outros o
que queremos que nos façam) por si mesmas, na ausência do temor de algum poder
capaz de levá-las a ser respeitadas, são contrárias a nossas paixões naturais,
as quais nos fazem tender para a parcialidade, o orgulho, a vingança e coisas
semelhantes.
HOBBES, Thomas. Leviatã. Cap.
XVII. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São
Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 103.
Em relação ao papel do Estado, Hobbes considera que:
a) O seu poder
deve ser parcial. O soberano que nasce com o advento do contrato social deve
assiná-lo, para submeter-se aos compromissos ali firmados.
b) A condição
natural do homem é de guerra de todos contra todos. Resolver tal condição é
possível apenas com um poder estatal pleno.
c) Os homens são,
por natureza, desiguais. Por isso, a criação do Estado deve servir como
instrumento de realização da isonomia entre tais homens.
d) A guerra de
todos contra todos surge com o Estado repressor. O homem não deve se submeter
de bom grado à violência estatal.
2.
(Enem 2012) É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a
liberdade política não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o
que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo
o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem,
não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder.
MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997
(adaptado).
A
característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito
a) ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.
b) ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.
c) à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre
da submissão às leis.
d) ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde
que ciente das consequências.
e) ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores
pessoais.
3. (Ueg 2012) Para os gregos da Antiguidade, a palavra “idiota”
era usada para representar o cidadão que não se preocupava com a vida política
da cidade-estado. Portanto, de acordo com essa acepção grega, poderia ser
considerado um “idiota”
a) o filósofo Sócrates, que
afirmava que a verdadeira sabedoria estava em reconhecer que “tudo que sei é
que nada sei”.
b) o general Alexandre, o
Grande, que, tendo sido aluno de Aristóteles, pretendia dominar militarmente
todo o mundo conhecido.
c) o habitante da Polis,
portador de direitos políticos, que ignorava os discursos e as decisões tomadas
durante os debates públicos ocorridos na Ágora.
d) os escravos, os
estrangeiros, as mulheres e as crianças, que não tinham direito à cidadania, ao
voto ou à voz na assembleia.
4.
(Unicentro 2012) O filósofo que se relaciona
ao pensamento político moderno é
a) Aristóteles.
b) Descartes.
c) Maquiavel.
d) Sócrates.
e) Hume.
5.
(Unicentro 2012) “A atividade dos homens em
sociedade tem sempre um caráter político, na medida em que a organização da
vida material de uma maneira peculiar determina, ao mesmo tempo, uma maneira
peculiar de organização das ideias e das relações de poder. Não há vida social
que não seja política.”
RIOS, Terezinha
Azeredo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 4.. ed., 1995.
Após análise dessa afirmativa, é correto
afirmar:
a) A política e a sociedade
são excludentes.
b) O estado representa apenas
o poder de força junto à população.
c) O caráter político diz
respeito apenas ao exercício da força e do poder nos diferentes grupos sociais.
d) O caráter político,
enquanto elemento indispensável à vida em sociedade, é prerrogativa da própria
dimensão humana.
e) O fortalecimento das
monarquias nacionais, na Idade Moderna, diz respeito apenas ao exercício do
poder administrativo.
6.
(Uff 2011) Durante a maior parte da
história da humanidade, o bem-estar e o interesse dos governantes têm
predominado sobre o bem-estar e o interesse dos governados. Os gregos foram os
primeiros a experimentar a democracia, isto é, regime político em que os
cidadãos são livres e o governo é exercido pela coletividade para atender ao
bem-estar e ao interesse de todos, e não só de alguns.
Aristóteles refletiu sobre essa experiência
e concluiu que a finalidade da atividade política é
a) evitar a injustiça e
permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes.
b) impor a todos um pensamento
único para evitar a divisão da sociedade.
c) preparar os cidadãos como
bons combatentes para conquistarem outros povos.
d) habituar os seres humanos a
obedecer.
e) agradar aos deuses.
7. (Enem 2010)
Democracia: “regime político no qual a
soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.”
JAPIASSÚ, H.;
MARCONDES, D. Dicionario Basico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em
um contexto democrático, tem por objetivo
a) impedir a contratação de
familiares para o serviço público.
b) reduzir a ação das
instituições constitucionais.
c) combater a distribuição
equilibrada de poder.
d) evitar a escolha de
governantes autoritários.
e) restringir a atuação do
Parlamento.
8.
(Ueg 2009) O filósofo Thomas Hobbes
entendia que a natureza humana é inteiramente voltada para o autointeresse.
Portanto, é correto afirmar que, segundo este filósofo,
a) há necessidade de contínua
vigilância de cada um sobre sua própria natureza, a fim de evitar que o
autointeresse prevaleça sobre o altruísmo.
b) esta natureza má é, na
verdade, uma degeneração, pela convivência em sociedade, de uma natureza
originalmente boa.
c) o único controle que pode
ser exercido sobre esta natureza é o da moralização do Estado.
d) o
governante deve ser forte e repressor o bastante para manter os homens sob
controle.
9. (Ufsj
2007) Leia o trecho abaixo.
“Ninguém deverá se espantar se votos forem comprados a dinheiro. Não se pode dar muito ao povo sem retirar dele ainda mais, porém para retirar dele é necessário subverter o Estado. Quanto mais o povo pensa aproveitar de sua liberdade, mais se aproximará do momento em que deve perdê-la. Cria pequenos tiranos que possuem todos os
vícios de um só. Em
breve, o que resta da liberdade torna-se insuportável:
surge um único tirano; o povo perde tudo, até mesmo as vantagens de sua corrupção”.
(MONTESQUIEU.
Livro 8º: “Da corrupção dos princípios nos três governos”. Cap. II, p. 113. Rio de Janeiro: Pensadores, 1979).
Conforme Montesquieu,
a) vendendo seus votos o povo terá um governo com liberdade plena e governo digno.
b) o
povo conseguirá a sua liberdade vendendo os seus votos.
c) é comum corruptores da democracia comprarem votos.
d) com
um governo tirano o povo também ganha vantagens de sua corrupção.
10.
(Unisc 2012) Na obra de Aristóteles, a
Ética é uma ciência prática, concepção distinta da de Platão, referida a um
tipo de saber voltado à ação. Na Ética a Nicômaco, Aristóteles
destaca uma excelência moral determinante para a constituição de uma vida
virtuosa.
Esta excelência moral tão importante é
a) a coragem.
b) a retórica.
c) a verdade.
d) a prudência ou moderação.
e) Nenhuma das alternativas
anteriores está correta.
11. (Ufsm 2009) Considerando o resultado indicado
pelo estudo da Universidade do Kansas expresso em “Quer ter menos produção? Use
transgênicos”, avalie as possíveis implicações decorrentes daí, colocando V
(verdadeira) ou F (falsa) nos parênteses.
( ) O enunciado indica uma preocupação
bioética.
( ) O enunciado indica que o cultivo de
cereais deve considerar a qualidade dos alimentos.
( ) O enunciado pressupões uma relação entre
fins e meios.
A
sequência correta é
a) V – V – F.
b) V – F – V.
c) F – F – V.
d) F – V – V.
e) F – F – F.
12.
(Ufsj 2007) Leia o trecho abaixo.
“O encontro com outrem é imediatamente minha responsabilidade por ele. A responsabilidade pelo próximo é, sem dúvida, o nome grave do que se chama amor do próximo, amor sem Eros, caridade, amor em que o momento ético domina o momento passional, amor sem concupiscência”.
(Emmanuel Lévinas, Entre Nós, p. 143, Petrópolis: Vozes,
2005).
Para o autor, o amor ao próximo refere-se
a) à minha responsabilidade
pelo meu próximo, independentemente de uma escolha de minha vontade.
b) tão somente ao mandamento
religioso.
c) à ideia de que a
consciência ética é consciência apenas de si.
d) à ideia de
que o amor ético é um momento passional.
13.
(Ufsj 2006) “Também se pergunta se a
felicidade deve ser adquirida pela aprendizagem, pelo hábito ou por alguma
outra espécie de adestramento, ou se ela nos é conferida por alguma providência
divina, ou ainda pelo acaso".
(ARISTÓTELES. Ética
a Nicômaco. Livro I. São Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 58-59).
Considerando-se o trecho acima da Ética a
Nicômaco, conclui-se que a felicidade é
a) uma atividade virtuosa da
alma, e os demais bens são condições prévias da felicidade.
b) indiscutivelmente uma
dádiva de Deus.
c) mero fruto do acaso.
d) inata e, portanto, desde
criança se é feliz.
14.
(Ufma 2005) Quando falamos em ética
profissional, é correto afirmar que:
a) todas as regras devem
orientar o indivíduo exclusivamente, no trato com seus colegas de profissão,
excluindo a relação com a clientela.
b) é uma orientação de conduta
através de regras que facilitem a convivência com profissionais da mesma área e
seus clientes, sem desobrigá-los das demais regras sociais.
c) diz respeito ao
profissional que ministra cursos sobre ética e sua conduta no desenvolvimento
de suas atividades.
d) é
apenas uma outra nomenclatura para designar o estudo do fenômeno moral que
comumente é chamado de filosofia moral.
e) toda profissão deve ter seu
código de ética, sob pena de não poder ser registrada como tal, admitindo,
assim, uma situação de ilegalidade.
15.
(Ufsj 2005) Segundo Comte-Sponville, a
tolerância implica
a) impedir e condenar a
conduta do outro.
b) renunciar a uma parte do
poder, da força e da cólera.
c) combater com veemência as
posições de um adversário.
d) acolher
e justificar sempre o intolerável.
A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA – 9º ano
1-De acordo com o texto qual o significado do
termo política?
2-O termo isonomia significa...
3-O vocábulo isegoria significa...
4-Se tivesse que opinar com sugestões para a
melhoria da cidade de Porto Velho, qual seria sua contribuição?
5-Nos primórdios da civilização ocidental, gregos
e romanos tinham uma organização socioeconômica despótica, mas mudaram esta
situação. Explique.
6-O que os moradores da demos e tribus tinham
em comum?
7-Os plebeus romanos escolhiam um
representante para defendê-los? Qual?
8-Qual era o trabalho realizado pelo
representante dos plebeus?
9-O sistema político em Roma chamava-se...
10-Explique
com outras palavras a letra ( b ) do texto que recebeu.
11-Qual a
diferença entre autoridade mágico-religiosa e poder temporal?
12-Qual o
significado de fazer justiça com as próprias mãos?
13-Qual a
diferença entre imposto e tributo?
14-Quando
temos uma discussão com um colega e termina em agressão, o que isso significa?
GLOSSÁRIO
Passe
para o caderno. Alguns conceitos a seguir entram na avaliação do 2º bimestre.
A-democracia – governo
do povo. Regime político baseado nos princípios da soberania popular e da
distribuição equitativa do poder.
B-aristocracia- tipo de organização social
e política em que o governo é monopolizado por um número reduzido de pessoas
privilegiadas não raro por herança.
C-oligarquia-
governo de poucas pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.
D-tirania- na
Grécia antiga qualquer governo instituído à margem da legalidade.
E-despotismo-
Sistema de governo que se funda no poder de nominação sem freios.
F-anarquia-
falta de governo ou de outra autoridade capaz de manter o equilíbrio da
estrutura política e social.
G-monarquia-
forma de governo na qual o poder supremo é exercido por um monarca.
H-república-sistema
de governo em que um ou vários indivíduos eleitos pelo povo exercem o poder
supremo por tempo determinado.
I-império-
Estado muito importante ou muito vasto.
J-ditadura-
forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos dum indivíduo,
dum grupo, duma assembleia, dum partido ou duma classe.
K-pacto- Constituição
pela qual se regem certos Estados confederados como a Suíça.
L-consenso- acordo de várias pessoas, consentimento.
Muito bom 👏👏
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