ABM 1º ano 2015
Olá pessoal!
Algumas questões publicadas a seguir entram na ABM do 2º bimestre.
Estudem para lograr êxito no resultado. Sucesso.
As questões sublinhadas correspondem a resposta correta.
1.
(Uem 2013) “Para referir-se à palavra
e à linguagem, os gregos possuíam duas palavras: mythos e lógos.
Diferentemente do mythos, lógos é uma síntese de três ideias:
fala/palavra, pensamento/ideia e realidade/ser. Lógos é a palavra
racional em que se exprime o pensamento que conhece o real. É discurso (ou
seja, argumento e prova), pensamento (ou seja, raciocínio e demonstração) e
realidade (ou seja, as coisas e os nexos e as ligações universais e necessárias
entre os seres). [...] Essa dupla dimensão da linguagem (como mythos e lógos)
explica por que, na sociedade ocidental, podemos comunicar-nos e interpretar o
mundo sempre em dois registros contrários e opostos: o da palavra solene,
mágica, religiosa, artística e o da palavra leiga, científica, técnica,
puramente racional e conceitual.”
(CHAUÍ, M. Convite
à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 187-188).
A partir do texto, assinale a(s)
alternativa(s) correta(s).
01) O mythos é uma
linguagem que comunica saberes e conhecimentos.
02) As coisas próprias do
domínio religioso são inefáveis, ou seja, não podem ser pronunciadas e ditas
pela linguagem humana.
04) O mythos não possui
o mesmo poder de convencimento e de persuasão que o lógos.
08) O lógos é, ao mesmo
tempo, o exercício da razão e sua enunciação para os seres humanos.
16) O lógos é muito mais
do que a palavra, é a expressão das qualidades essenciais do ser, a
possibilidade de conhecer as coisas nos seus fundamentos primeiros.
2.
(Uem 2013) Um dos principais problemas
de nosso tempo diz respeito à linguagem: seus limites, suas vinculações, em
suma, sua capacidade de traduzir em signos as coisas. A esse respeito, o
filósofo francês Merleau-Ponty afirma: “A palavra, longe de ser um simples
signo dos objetos e das significações, habita as coisas e veicula
significações. Naquele que fala, a palavra não traduz um pensamento já feito,
mas o realiza. E aquele que escuta recebe, pela palavra, o próprio pensamento”
(In: CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 196). A
partir do trecho citado, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A palavra torna real um
pensamento por meio da fala, conferindo-lhe existência.
02) A palavra não consegue
expressar a totalidade do objeto enunciado.
04) A palavra, ouvida ou
escrita, é o pensamento manifesto em sua realidade.
08) A palavra faz uma mediação
entre as coisas e o pensamento.
16) A palavra vincula-se
intimamente aos objetos reais, pois é parte do ser desse objeto.
3.
(Upe 2013) O
homem, em seu contexto de vida, depara-se com objetos, coisas, vegetais,
animais. Pela sua razão e vontade, impõe-se e domina soberano. Cria
instrumentos visando à sobrevivência e facilitando sua vida. Distingue-se,
radicalmente, da realidade que o rodeia. Em seu horizonte de conhecimentos,
estão as coisas com as quais não se confunde. Essa clara distinção lhe faz
emergir a consciência de si, do seu ser, do seu poder, de sua liberdade.
GIRARDI,
Leopoldo e QUADROS, Odone. Filosofia – Aprendendo a Pensar, 1998, p. 53.
Com relação a esse assunto, analise os itens
a seguir:
I. O homem é um ser extraordinário, inteiramente
original no mundo dos viventes, principalmente porque indaga sobre sua própria natureza e se
coloca como objeto de discussão.
II. Nada se compara à
natureza humana. O homem que somos parece a própria evidência e é, entretanto,
a mais enigmática dentre as coisas.
III. Todos os homens têm, por natureza, desejo de
conhecer. Na invenção e no uso de instrumentos, de sinais e símbolos de toda sorte, satisfazemos o
desejo de conhecer, porque nos aproximamos do desconhecido no já conhecido.
IV. A ação humana sobre a natureza, impregnada pela
intenção subjetiva, é a primeira forma de práxis dos homens e se configura originariamente
como trabalho, ou seja, ação transformadora sobre a natureza para arrancar dela
os meios da sobrevivência.
V. Por meio do trabalho e da prática social,
os homens desenvolvem relações com a natureza e por intermédio da prática
simbolizadora, pela qual criam e lidam com signos, desenvolvem relações no
âmbito do mundo objetivo.
4. (Uem-pas 2012) “Na abertura de sua obra Política,
Aristóteles afirma que somente o homem é um ‘animal político’, isto é, social e
cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais, escreve
Aristóteles, possuem voz (phoné) e com ela exprimem dor e prazer, mas o
homem possui a palavra (lógos) e, com ela, exprime o bom e o mau, o
justo e o injusto. Exprimir e possuir em comum esses valores é o que torna
possível a vida social e, dela, somente os homens são capazes.” (CHAUÍ, M. Convite
à Filosofia. 14ª edição. São Paulo: Ática, 2011, p. 185). A partir dessa
reflexão sobre o homem e a linguagem, assinale o que for correto.
01) O homem se distingue dos
animais porque possui linguagem simbólica, isto é, capaz de estabelecer
ligações entre os signos e as coisas.
02) Expressões artísticas, como
a pintura, a fotografia e a dança, não podem ser consideradas formas de
linguagens.
04) A linguagem é um
instrumento político, pois o domínio da linguagem culta é uma forma de
segregação entre distintas classes sociais.
08) A Lógica se distingue da
linguagem natural porque não se ocupa com a significação dos conteúdos do
pensamento, mas sim com sua expressão formal.
16) Palavras
“tabu” são aquelas proibidas de serem pronunciadas, sob pena de punição, como
forma de reforçar laços sociais e
reprimir costumes.
5. (Ueg 2012) O filósofo judeu Ludwig Wittgenstein (1889-1951)
afirmava que “tudo que podia ser pensado podia ser dito”. Para ele, “nada pode
ser dito sobre algo, como Deus, que não podia ser pensado direito” e “sobre o
que não se pode falar, deve-se ficar calado”. Com base nessas teses
fundamentais do pensamento de Wittgenstein, pode-se interpretar sua filosofia
como
a) a busca pela clareza na
filosofia, evitando-se temas metafísicos.
b) o fundamento da censura no
mundo moderno, uma vez que inibe o livre pensamento.
c) uma tentativa de combater o
nazismo e suas ideias absurdas, indizíveis.
d) uma tentativa de
transformar o debate filosófico num debate retórico.
6. (Unb 2012) Leia o texto a seguir.
Em A Câmara Clara: Nota sobre a Fotografia, Roland Barthes
investiga, como espectador e não como fotógrafo, a estrutura da fotografia como
sistema, como código: a linguagem fotográfica, portanto. E aponta um paradoxo:
a imagem fotográfica é uma cópia do real e uma ficção. No que se refere à
“emoção” de sujeito olhado e de sujeito que olha uma foto-retrato, o autor
argumenta: “diante da objetiva, faço pose; então, sou, ao mesmo tempo, aquele
que eu me julgo, aquele que eu gostaria que me julgassem, aquele que o
fotógrafo me julga e aquele de que ele se serve para exibir sua arte. Assim, a
fotografia é o advento de mim mesmo como outro, uma dissociação astuciosa da
consciência de identidade; a fotografia transforma o sujeito em objeto.”
Roland Barthes. A câmara
clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 22-3
(com adaptações).
Com base no que está proposto acerca de retrato/fotografia no trecho
acima, redija um texto, na modalidade padrão da língua portuguesa, apresentando
sua visão sobre a seguinte questão: um rosto na foto-retrato — realidade ou
ficção? PESSOAL.
7.
(Uel 2012) Leia o texto a
seguir.
O ser humano, no decorrer da sua
existência na face da terra e graças à sua capacidade racional, tem
desenvolvido formas de explicação do que há no intuito de estabelecer um nexo
de sentido entre os fenômenos e as experiências por ele vivenciados. Essas
vivências, à medida que são passíveis de expressão através das construções
simbólicas contidas na linguagem, apresentam um caráter eminentemente social.
(HANSEN,
Gilvan. Modernidade, Utopia e Trabalho.
Londrina: Edições Cefil, 1999. p.13.)
Com base na obra Molhe Espiral, no texto e nos
conhecimentos sobre o pensamento de Habermas, assinale a alternativa correta.
a) A linguagem, em
razão de sua dimensão material, inviabiliza a (re)produção simbólica da
sociedade.
b) As construções
simbólicas se valem do apreço instrumental e do valor mercantil.
c) A importância
do simbólico na sociedade decorre de sua adequação aos parâmetros funcionais e
técnicos.
d) A dimensão simbólica da
sociedade é inerente à forma como o homem assegura sentido à realidade.
e) A forma de
expressão dos elementos simbólicos na arena social deve atender a uma utilidade
prática.
8.
(Uem 2010) “A linguagem é um sistema
de signos ou sinais usados para indicar as coisas, para a comunicação entre as
pessoas e para a expressão de ideias, valores e sentimentos.”
(CHAUI,
Marilena. Convite à filosofia, p.151.)
Através de leis que podem ser conhecidas, a
linguagem constitui um tema privilegiado para a filosofia desde o seu
surgimento até nossos dias.
Sobre o exposto, assinale o que for correto.
01) Na Poética e na Retórica,
Aristóteles fixa as formas e usos da linguagem como resposta ao fenômeno da
Torre de Babel, aperfeiçoando a comunicação entre as pessoas.
02) O positivismo lógico da
Escola de Viena é o movimento contrário às filosofias de conteúdo “oculto” e “profundo”,
tendo em
vista a clareza dos conceitos através da análise da linguagem.
04) Chama-se linguagem
denotativa aquela que designa diretamente as coisas, e linguagem conotativa
aquela em que a palavra adquire significados implícitos para além do vínculo direto e imediato
que mantém com os objetos da realidade.
08) Chama-se sincronia da
linguagem a sua parte atual ou presente, e diacronia da linguagem o estudo das
transformações que ela recebe ao longo do tempo.
16) Platão, no
Crátilo, estabelece as duas teses que comandam a questão sobre a origem
das línguas, a saber: a tese de que os nomes são naturais e adequados às
coisas, e a tese de que os nomes são arbitrários e escolhidos pela convenção
humana.
9. (Uem 2009) A linguagem verbal é um sistema de símbolos que
permite aos seres humanos ultrapassarem os limites da experiência vivida e
organizar essa experiência sob forma abstrata, conferindo sentido ao mundo.
Assinale o que for correto.
01) A linguagem humana, da
mesma forma que as linguagens de computador, é altamente estruturada e, por
isso, inflexível; não fosse assim, a comunicação entre as pessoas seria
impossível.
02) A linguagem oral é o único
meio à disposição do homem para sua comunicação e o estabelecimento de relações
com os outros indivíduos.
04) A formação do mundo
cultural depende fundamentalmente da linguagem. Pela linguagem, o homem deixa
de reagir
somente ao presente imediato, podendo pensar o passado e o futuro e, com isso,
construir o seu projeto de vida.
08) Os nomes são símbolos ou
representações dos objetos do mundo real e das entidades abstratas. Como
representações, os nomes têm o poder de tornar presente para nossa consciência o objeto
que não está dado aos sentidos.
16) O homem é a única espécie
animal dotada da capacidade de linguagem mediante a palavra e faz uso de
símbolos, isto é, refere-se às coisas por meio de signos convencionados, enquanto na
linguagem de outros animais os signos são índices.
10.
(Ufsj 2007) Assinale a alternativa que
apresente um argumento indutivo.
a) Os filhos de Seu João e Dona Maria são engenheiros. Antonio é filio de Seu João e Dona Maria, logo
Antonio é engenheiro.
b) Seu João e Dona Maria têm
três filhos: Antonio, Pedro e Vera. Antonio é engenheiro arquiteto, Pedro, engenheiro mecânico e Vera, engenheira ecológica. Seu João e Dona Maria estão muito felizes porque todos os seus filhos são engenheiros.
c) Todos
os estudantes de Filosofia gostam de lógica. Pedro é estudante
de Filosofia, logo Pedro gosta de lógica.
d) Faz
um mês que os
trabalhadores da prefeitura estão consertando
o asfalto da rua onde eu moro.
11.
(Unesp 2011) Crianças
que passam o dia sob controle de pais, babás e professores, com a agenda lotada
de atividades, agora têm também suas brincadeiras da hora de recreio dirigidas
por adultos.
Cada vez mais
colégios particulares adotam o chamado “recreio dirigido”, na tentativa de
resgatar formas saudáveis de brincar em grupos. Alguns educadores, porém, temem
que a prática se torne mais uma maneira de controlar uma geração que já
desfruta de pouca autonomia. Em uma das escolas, “o objetivo é melhorar a
integração, desenvolver a autonomia”, diz a orientadora do colégio. Para uma
antropologa, esse tipo de proposta acaba podando a iniciativa das crianças.
“Elas estão sempre sendo direcionadas, ficam esperando que alguém diga o que é
melhor fazer, perdem autonomia”.
(Luciana Alvarez. O Estado de S.Paulo, 13.02.2011. Adaptado.)
Sobre o texto, é correto afirmar:
a) Os profissionais da área
pedagógica possuem critérios consensuais para definir os meios mais adequados
para desenvolver a autonomia das crianças.
b) Os críticos do recreio
dirigido apontam riscos de heteronímia, implícitos nessa prática pedagógica.
c) A prática adotada pelos
colégios particulares pressupõe uma rígida demarcação entre atividades de
aprendizagem e atividades lúdicas.
d) As escolas abordadas na
reportagem evidenciam uma dedicação especializada nas dimensões intelectuais do
processo de aprendizagem, em detrimento dos aspectos emocionais.
e) O
recreio dirigido é criticado por alguns profissionais por seu teor de
enfraquecimento da escola como instituição de controle.
muito bom, linguagem e comunicação na construção dos sentidos para a vida.
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