quinta-feira, 18 de junho de 2015

ABM 1º ano 2015

ABM 1º ano 2015
Olá pessoal!
Algumas questões publicadas a seguir entram na ABM do 2º bimestre. Estudem para lograr êxito no resultado. Sucesso.
As questões sublinhadas correspondem a resposta correta.


1. (Uem 2013)  “Para referir-se à palavra e à linguagem, os gregos possuíam duas palavras: mythos e lógos. Diferentemente do mythos, lógos é uma síntese de três ideias: fala/palavra, pensamento/ideia e realidade/ser. Lógos é a palavra racional em que se exprime o pensamento que conhece o real. É discurso (ou seja, argumento e prova), pensamento (ou seja, raciocínio e demonstração) e realidade (ou seja, as coisas e os nexos e as ligações universais e necessárias entre os seres). [...] Essa dupla dimensão da linguagem (como mythos e lógos) explica por que, na sociedade ocidental, podemos comunicar-nos e interpretar o mundo sempre em dois registros contrários e opostos: o da palavra solene, mágica, religiosa, artística e o da palavra leiga, científica, técnica, puramente racional e conceitual.”
(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 187-188).

A partir do texto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O mythos é uma linguagem que comunica saberes e conhecimentos.   
02) As coisas próprias do domínio religioso são inefáveis, ou seja, não podem ser pronunciadas e ditas pela linguagem humana.   
04) O mythos não possui o mesmo poder de convencimento e de persuasão que o lógos.   
08) O lógos é, ao mesmo tempo, o exercício da razão e sua enunciação para os seres humanos.   
16) O lógos é muito mais do que a palavra, é a expressão das qualidades essenciais do ser, a possibilidade de conhecer as coisas nos seus fundamentos primeiros.   
  
2. (Uem 2013)  Um dos principais problemas de nosso tempo diz respeito à linguagem: seus limites, suas vinculações, em suma, sua capacidade de traduzir em signos as coisas. A esse respeito, o filósofo francês Merleau-Ponty afirma: “A palavra, longe de ser um simples signo dos objetos e das significações, habita as coisas e veicula significações. Naquele que fala, a palavra não traduz um pensamento já feito, mas o realiza. E aquele que escuta recebe, pela palavra, o próprio pensamento” (In: CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 196). A partir do trecho citado, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A palavra torna real um pensamento por meio da fala, conferindo-lhe existência.   
02) A palavra não consegue expressar a totalidade do objeto enunciado.   
04) A palavra, ouvida ou escrita, é o pensamento manifesto em sua realidade.   
08) A palavra faz uma mediação entre as coisas e o pensamento.   
16) A palavra vincula-se intimamente aos objetos reais, pois é parte do ser desse objeto.   
  
3. (Upe 2013)  O homem, em seu contexto de vida, depara-se com objetos, coisas, vegetais, animais. Pela sua razão e vontade, impõe-se e domina soberano. Cria instrumentos visando à sobrevivência e facilitando sua vida. Distingue-se, radicalmente, da realidade que o rodeia. Em seu horizonte de conhecimentos, estão as coisas com as quais não se confunde. Essa clara distinção lhe faz emergir a consciência de si, do seu ser, do seu poder, de sua liberdade.
GIRARDI, Leopoldo e QUADROS, Odone. Filosofia – Aprendendo a Pensar, 1998, p. 53.
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir:

I. O homem é um ser extraordinário, inteiramente original no mundo dos viventes, principalmente porque indaga sobre sua própria natureza e se coloca como objeto de discussão.
II. Nada se compara à natureza humana. O homem que somos parece a própria evidência e é, entretanto, a mais enigmática dentre as coisas.
III. Todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer. Na invenção e no uso de instrumentos, de sinais e símbolos de toda sorte, satisfazemos o desejo de conhecer, porque nos aproximamos do desconhecido no já conhecido.
IV. A ação humana sobre a natureza, impregnada pela intenção subjetiva, é a primeira forma de práxis dos homens e se configura originariamente como trabalho, ou seja, ação transformadora sobre a natureza para arrancar dela os meios da sobrevivência.
V. Por meio do trabalho e da prática social, os homens desenvolvem relações com a natureza e por intermédio da prática simbolizadora, pela qual criam e lidam com signos, desenvolvem relações no âmbito do mundo objetivo.
4. (Uem-pas 2012)  “Na abertura de sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um ‘animal político’, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais, escreve Aristóteles, possuem voz (phoné) e com ela exprimem dor e prazer, mas o homem possui a palavra (lógos) e, com ela, exprime o bom e o mau, o justo e o injusto. Exprimir e possuir em comum esses valores é o que torna possível a vida social e, dela, somente os homens são capazes.” (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 14ª edição. São Paulo: Ática, 2011, p. 185). A partir dessa reflexão sobre o homem e a linguagem, assinale o que for correto.
01) O homem se distingue dos animais porque possui linguagem simbólica, isto é, capaz de estabelecer ligações entre os signos e as coisas.   
02) Expressões artísticas, como a pintura, a fotografia e a dança, não podem ser consideradas formas de linguagens.   
04) A linguagem é um instrumento político, pois o domínio da linguagem culta é uma forma de segregação entre distintas classes sociais.   
08) A Lógica se distingue da linguagem natural porque não se ocupa com a significação dos conteúdos do pensamento, mas sim com sua expressão formal.   
16) Palavras “tabu” são aquelas proibidas de serem pronunciadas, sob pena de punição, como forma de reforçar laços sociais e reprimir costumes. 


5. (Ueg 2012)  O filósofo judeu Ludwig Wittgenstein (1889-1951) afirmava que “tudo que podia ser pensado podia ser dito”. Para ele, “nada pode ser dito sobre algo, como Deus, que não podia ser pensado direito” e “sobre o que não se pode falar, deve-se ficar calado”. Com base nessas teses fundamentais do pensamento de Wittgenstein, pode-se interpretar sua filosofia como
a) a busca pela clareza na filosofia, evitando-se temas metafísicos.   
b) o fundamento da censura no mundo moderno, uma vez que inibe o livre pensamento.   
c) uma tentativa de combater o nazismo e suas ideias absurdas, indizíveis.   
d) uma tentativa de transformar o debate filosófico num debate retórico.    
  
6. (Unb 2012)  Leia o texto a seguir.

Em A Câmara Clara: Nota sobre a Fotografia, Roland Barthes investiga, como espectador e não como fotógrafo, a estrutura da fotografia como sistema, como código: a linguagem fotográfica, portanto. E aponta um paradoxo: a imagem fotográfica é uma cópia do real e uma ficção. No que se refere à “emoção” de sujeito olhado e de sujeito que olha uma foto-retrato, o autor argumenta: “diante da objetiva, faço pose; então, sou, ao mesmo tempo, aquele que eu me julgo, aquele que eu gostaria que me julgassem, aquele que o fotógrafo me julga e aquele de que ele se serve para exibir sua arte. Assim, a fotografia é o advento de mim mesmo como outro, uma dissociação astuciosa da consciência de identidade; a fotografia transforma o sujeito em objeto.”

Roland Barthes. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 22-3 (com adaptações).

Com base no que está proposto acerca de retrato/fotografia no trecho acima, redija um texto, na modalidade padrão da língua portuguesa, apresentando sua visão sobre a seguinte questão: um rosto na foto-retrato — realidade ou ficção? PESSOAL.

7. (Uel 2012)  Leia o texto a seguir.

O ser humano, no decorrer da sua existência na face da terra e graças à sua capacidade racional, tem desenvolvido formas de explicação do que há no intuito de estabelecer um nexo de sentido entre os fenômenos e as experiências por ele vivenciados. Essas vivências, à medida que são passíveis de expressão através das construções simbólicas contidas na linguagem, apresentam um caráter eminentemente social.

(HANSEN, Gilvan. Modernidade, Utopia e Trabalho. Londrina: Edições Cefil, 1999. p.13.)

Com base na obra Molhe Espiral, no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Habermas, assinale a alternativa correta.
a) A linguagem, em razão de sua dimensão material, inviabiliza a (re)produção simbólica da sociedade.   
b) As construções simbólicas se valem do apreço instrumental e do valor mercantil.   
c) A importância do simbólico na sociedade decorre de sua adequação aos parâmetros funcionais e técnicos.   
d) A dimensão simbólica da sociedade é inerente à forma como o homem assegura sentido à realidade.    
e) A forma de expressão dos elementos simbólicos na arena social deve atender a uma utilidade prática.   
  
8. (Uem 2010)  “A linguagem é um sistema de signos ou sinais usados para indicar as coisas, para a comunicação entre as pessoas e para a expressão de ideias, valores e sentimentos.” 
(CHAUI, Marilena. Convite à filosofia, p.151.)

Através de leis que podem ser conhecidas, a linguagem constitui um tema privilegiado para a filosofia desde o seu surgimento até nossos dias.

Sobre o exposto, assinale o que for correto.
01) Na Poética e na Retórica, Aristóteles fixa as formas e usos da linguagem como resposta ao fenômeno da Torre de Babel, aperfeiçoando a comunicação entre as pessoas.   
02) O positivismo lógico da Escola de Viena é o movimento contrário às filosofias de conteúdo “oculto” e “profundo”, tendo em vista a clareza dos conceitos através da análise da linguagem.   
04) Chama-se linguagem denotativa aquela que designa diretamente as coisas, e linguagem conotativa aquela em que a palavra adquire significados implícitos para além do vínculo direto e imediato que mantém com os objetos da realidade.   
08) Chama-se sincronia da linguagem a sua parte atual ou presente, e diacronia da linguagem o estudo das transformações que ela recebe ao longo do tempo.   
16) Platão, no Crátilo, estabelece as duas teses que comandam a questão sobre a origem das línguas, a saber: a tese de que os nomes são naturais e adequados às coisas, e a tese de que os nomes são arbitrários e escolhidos pela convenção humana.
9. (Uem 2009)  A linguagem verbal é um sistema de símbolos que permite aos seres humanos ultrapassarem os limites da experiência vivida e organizar essa experiência sob forma abstrata, conferindo sentido ao mundo. Assinale o que for correto.  
01) A linguagem humana, da mesma forma que as linguagens de computador, é altamente estruturada e, por isso, inflexível; não fosse assim, a comunicação entre as pessoas seria impossível.   
02) A linguagem oral é o único meio à disposição do homem para sua comunicação e o estabelecimento de relações com os outros indivíduos.   
04) A formação do mundo cultural depende fundamentalmente da linguagem. Pela linguagem, o homem deixa de reagir somente ao presente imediato, podendo pensar o passado e o futuro e, com isso, construir o seu projeto de vida.   
08) Os nomes são símbolos ou representações dos objetos do mundo real e das entidades abstratas. Como representações, os nomes têm o poder de tornar presente para nossa consciência o objeto que não está dado aos sentidos.   
16) O homem é a única espécie animal dotada da capacidade de linguagem mediante a palavra e faz uso de símbolos, isto é, refere-se às coisas por meio de signos convencionados, enquanto na linguagem de outros animais os signos são índices.   
  
10. (Ufsj 2007)  Assinale a alternativa que apresente um argumento indutivo.
a) Os filhos de Seu João e Dona Maria são engenheiros. Antonio é filio de Seu João e Dona Maria, logo Antonio é engenheiro.   
b) Seu João e Dona Maria têm três filhos: Antonio, Pedro e Vera. Antonio é engenheiro arquiteto, Pedro, engenheiro mecânico e Vera, engenheira ecológica. Seu João e Dona Maria estão muito felizes porque todos os seus filhos são engenheiros.   
c) Todos os estudantes de Filosofia gostam de lógica. Pedro é estudante de Filosofia, logo Pedro gosta de lógica.   
d) Faz um mês que os trabalhadores da prefeitura estão consertando o asfalto da rua onde eu moro.   
  
11. (Unesp 2011)  Crianças que passam o dia sob controle de pais, babás e professores, com a agenda lotada de atividades, agora têm também suas brincadeiras da hora de recreio dirigidas por adultos.
Cada vez mais colégios particulares adotam o chamado “recreio dirigido”, na tentativa de resgatar formas saudáveis de brincar em grupos. Alguns educadores, porém, temem que a prática se torne mais uma maneira de controlar uma geração que já desfruta de pouca autonomia. Em uma das escolas, “o objetivo é melhorar a integração, desenvolver a autonomia”, diz a orientadora do colégio. Para uma antropologa, esse tipo de proposta acaba podando a iniciativa das crianças. “Elas estão sempre sendo direcionadas, ficam esperando que alguém diga o que é melhor fazer, perdem autonomia”.
(Luciana Alvarez. O Estado de S.Paulo, 13.02.2011. Adaptado.)
Sobre o texto, é correto afirmar:
a) Os profissionais da área pedagógica possuem critérios consensuais para definir os meios mais adequados para desenvolver a autonomia das crianças.   
b) Os críticos do recreio dirigido apontam riscos de heteronímia, implícitos nessa prática pedagógica.   
c) A prática adotada pelos colégios particulares pressupõe uma rígida demarcação entre atividades de aprendizagem e atividades lúdicas.   
d) As escolas abordadas na reportagem evidenciam uma dedicação especializada nas dimensões intelectuais do processo de aprendizagem, em detrimento dos aspectos emocionais.   
e) O recreio dirigido é criticado por alguns profissionais por seu teor de enfraquecimento da escola como instituição de controle.

Um comentário:

  1. muito bom, linguagem e comunicação na construção dos sentidos para a vida.

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